Óculos inteligentes reforçam visão residual

Óculos inteligentes reforçam visão residual
Óculos inteligentes melhoram imagens captadas por pessoas com visão residual.
[Imagem: BBC]

Pesquisadores anunciaram ter conseguido avanços no uso de óculos inteligentes para ajudar deficientes visuais a enxergar.

Os óculos melhoram as imagens de pessoas e objetos que estejam próximos das lentes, o que dá ao usuário com visão residual uma ideia mais clara do que o cerca.

O aparelho permitiu, por exemplo, que os deficientes visuais vissem seus cães-guias pela primeira vez.

Os óculos ainda são grandes e conectados a um computador dentro de uma mochila.

Mas os pesquisadores acreditam que poderão diminuir o tamanho do aparelho até conseguir óculos de tamanho normal e que custem o equivalente a um telefone celular.

O equipamento é mais uma versão do projeto de óculos inteligentes que vem sendo desenvolvido há alguns anos na Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Agora já mais adiantado, o aparelho deverá ser fabricado em um lote inicial de 100 equipamentos, que serão oferecidos a pessoas com visão residual. Se este período de testes for bem-sucedido, os planos incluem a fabricação do aparelho em larga escala.

As imagens captadas pelos óculos são processadas em um computador e projetadas em tempo real nas lentes. Com isso, as pessoas e objetos próximos ganham mais brilho e definição.


Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Próteses

Softwares

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.