Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

18/03/2013

Pais opõem-se a vacinar filhas contra HPV

Redação do Diário da Saúde

Contra a vacina

Uma porcentagem crescente de pais dizem-se contrários a que suas filhas crianças e adolescentes tomem a vacina contra o vírus do papiloma humano, ou HPV.

Quase metade dos pais pesquisados acreditam que a vacina HPV é desnecessária, e um número crescente mostra preocupação com os potenciais efeitos colaterais.

Entre as razões alegadas pelos pais estão:

  1. a vacina não é recomendada;
  2. falta de conhecimento sobre a vacina;
  3. ela é desnecessária;
  4. a vacina é inadequada para a idade da criança;
  5. preocupações com a segurança e os efeitos colaterais da vacina; e
  6. a criança não é sexualmente ativa.

Há cinco anos, 40% dos pais entrevistados disseram que não iriam vacinar suas meninas contra o HPV. Em 2009, esse número aumentou para 41% e, em 2010, para 44%.

Vacinas para adolescentes

O estudo, publicado na revista Pediatrics, analisou a impressão dos pais sobre três vacinas rotineiramente recomendadas para adolescentes: uma vacina para proteger contra o HPV sexualmente transmissível; a dTpa, para difteria, tétano e coqueluche acelular; e a vacina meningocócica conjugada, ou MCV4.

Os pesquisadores verificaram que a vacina dTpa teve uma cobertura de 80% para adolescentes entre 13 e 17 anos, enquanto cerca de 63% tinham recebido a vacina MCV4. Pouco mais de 30% das meninas foram imunizados contra o HPV.

Os pais preocupados com a segurança da vacina contra o HPV aumentaram de 5% em 2008 para 16% em 2010, enquanto menos de 1% se mostraram preocupados com a segurança das vacinas dTpa e vacinas MCV4.

O Dr. Robert Jacobson, um dos autores do estudo, afirma que a vacina contra o HPV é mais eficaz em adolescentes menores do que em adolescentes mais próximas da idade adulta. Alguns médicos chegam a recomendar a vacina a partir dos 9 anos de idade.


Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Sexualidade

Prevenção

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?