Perfume cheira mais quanto mais suado você estiver

Suor perfumado

Um novo sistema de liberação dos componentes aromáticos de um perfume garante que, quanto mais a pessoa transpirar, mais cheirosa ela vai ficar.

O novo perfume libera mais do seu aroma quando ele entra em contato com a umidade, o que significa que a pessoa vai cheirar melhor quanto maiores forem seus níveis de suor.

Este mecanismo inovador foi criado ligando as moléculas responsáveis pela fragrância a um líquido iônico, essencialmente um sal sob a forma de líquido, que não tem nenhum cheiro.

O "líquido iônico perfumado" libera seu aroma quando entra em contato com a água, permitindo que o cheiro do perfume seja mais intenso na presença da água liberada pelas glândulas sudoríparas.

Perfume cheira mais quanto mais você sua
A fragrância, representada por FG, é liberada na presença da água do suor.
[Imagem: Nimal Gunaratne et al. - 10.1039/C5CC00099H]

Mau odor do suor

Outra vantagem é que o perfume tem a capacidade de remover os maus odores provenientes do suor - os compostos "tiol", que são responsáveis pelo mau cheiro do suor, são atraídos para o líquido iônico, juntando-se a ele e perdendo sua potência odorífera.

"Isto não apenas tem um grande potencial comercial, já que poderá ser utilizado em cosméticos e perfumes, como também pode ser usado em outras áreas da ciência, como a liberação lenta de certas substâncias," disse o Dr. Nimal Gunaratne, da Universidade Queens de Belfast.

A liberação lenta de compostos ativos é uma das áreas mais pesquisadas em busca de remédios com menos efeitos colaterais.


Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Cuidados com a Pele

Diversão

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.