14/11/2023

Poesia ajuda a lidar com a solidão e o isolamento

Redação do Diário da Saúde
Poesia ajuda a lidar com a solidão e o isolamento
Mais de 100 mil pessoas de 128 países visitaram o site, que apresentava mais de 1.000 poemas de mais de 600 autores.
[Imagem: Julita/Pixabay]

Poesia contra solidão

Ler, escrever ou até mesmo simplesmente compartilhar poesia pode ajudar as pessoas a lidar com a solidão ou com o isolamento, reduzindo os sentimentos de ansiedade e depressão normalmente associados a essas emoções.

Esta descoberta é baseada em uma pesquisa com 400 pessoas, que mostrou que a poesia ajudou aquelas que apresentavam sintomas comuns de saúde mental, bem como aquelas que sofriam de luto, a lidar com a situação.

Pouco mais de metade (51%) dos voluntários indicou que ler e/ou escrever poesia os ajudou a lidar com sentimentos de solidão ou isolamento, e para mais 50% ajudou com sentimentos de ansiedade e depressão.

Cerca de um terço (34%) considerou que o envolvimento com um site de compartilhamento de poesia os ajudou a sentirem-se "menos ansiosos", 24% consideraram que os ajudou a "sentirem-se mais capazes de lidar com os meus problemas", 17% expressaram que lhes permitiu lidar com questões relacionadas ao luto, enquanto 16% disseram que ajudou com sintomas contínuos de saúde mental.

"Estes resultados demonstram o poder substancial da poesia," disse o professor Anthony Caleshu, da Universidade de Plymouth (Reino Unido). "Escrever e ler poesia, bem como interagir com o site, teve um impacto positivo considerável no bem-estar dos participantes durante a pandemia da covid-19."

Na verdade, esta é também uma das deficiências da pesquisa, uma vez que todos os entrevistados eram pessoas que entraram voluntariamente em um site, agora desativado, que propunha usar a poesia como forma de lidar com as dificuldades impostas pelo isolamento durante a pandemia.

Mais de 100 mil pessoas de 128 países visitaram o site, que apresentava mais de 1.000 poemas de mais de 600 autores, sendo a maioria enviada pelos próprios autores.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Poetry and COVID-19: the benefit of poetry and the poetryandcovidarchive.com website to mental health and wellbeing
Autores: Anthony Caleshu, Rory Waterman, Sam Kemp
Publicação: Journal of Poetry Therapy
DOI: 10.1080/08893675.2023.2250921
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Bem-estar emocional

Educação

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.