26/06/2023

Prata incorporada em vidro bioativo retém propriedades antimicrobianas

Redação do Diário da Saúde
Prata incorporada em vidro bioativo retém propriedades antimicrobianas
Técnicas específicas de preparação, armazenamento e aplicação podem minimizar a transformação de íons de prata em cloreto de prata e, assim, manter a atividade antimicrobiana do vidro.
[Imagem: PragasitLalao]

Prata mais vidro bioativo

A prata é um metal com reconhecidas propriedades antimicrobianas, usadas em inúmeros produtos, em âmbitos doméstico, industrial e hospitalar.

Agora, pesquisadores da Universidade de Birmingham (Reino Unido) descobriram que a prata retém a atividade antimicrobiana por mais tempo quando é impregnada em um material especial conhecido como vidro bioativo.

Os vidros bioativos são uma classe única de materiais sintéticos feitos de silicone, usados há alguns anos em enxertos ósseos, mas têm múltiplas aplicações médicas em desenvolvimento.

As propriedades antimicrobianas da prata dependem do metal permanecer em uma forma iônica, para que ele possa penetrar nas paredes das células bacterianas e interromper seu ciclo de vida. Mas os íons ou nanopartículas de prata, como os encontrados em curativos para feridas, são propensos a se transformar em sulfeto de prata ou cloreto de prata, reduzindo a atividade antimicrobiana e dificultando o sucesso do tratamento.

Quando a prata é incorporada no vidro bioativo, contudo, essa transformação é largamente inibida, fazendo com que a prata retenha sua atividade antimicrobiana. Para isto o vidro bioativo deve ser usado em sua forma fibrosa, que fornece uma estrutura porosa 3D que é robusta e compactável.

Os pesquisadores demonstraram esses efeitos do vidro bioativo dopado com prata iônica no combate a biofilmes formados por Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria multirresistente que forma facilmente biofilmes e é uma causa comum de infecção em feridas crônicas.

A equipe está agora em busca de empresas que estejam interessadas em desenvolver produtos para cirurgia dentária (os biovidros são usados em odontologia) ou tratamento de feridas usando o novo processo de incorporação da prata nos biovidros.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Silver-doped bioactive glass fibres as a potential treatment for wound-associated bacterial biofilms
Autores: Sandeep Shirgill, Gowsihan Poologasundarampillai, Sara Jabbari, John Ward, Sarah A. Kuehne
Publicação: Biofilm
Vol.: 5, 100115
DOI: 10.1016/j.bioflm.2023.100115
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Higiene Pessoal

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.