Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

14/03/2012

Cigarros aromatizados e com sabor estão proibidos no Brasil

Com informações da Agência Brasil

Sem disfarces

Depois de mais de três horas de debate, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) baniu os cigarros aromatizados e com sabor no país.

Fica proibida a adição de substâncias que dão sabor e aroma aos cigarros e a outros produtos derivados do tabaco, como os mentolados e os de sabor cravo, chocolate e morango.

A medida vale para os produtos nacionais e importados. Estão isentos os destinados à exportação.

Mas os cigarros com sabor vão sair das prateleiras somente daqui um ano e meio.

Adaptação

No caso do açúcar, a Anvisa cedeu aos apelos da indústria do fumo e manteve a adição, porém limitada à reposição do açúcar perdido na secagem da folha de tabaco.

Segundo os fabricantes, o tipo de fumo mais usado no país perde açúcar no processo de produção e, por isso, é necessária a reposição.

A indústria nacional e as importadoras terão um ano para adaptar o processo de fabricação do cigarro e seis meses para retirar de circulação os aromatizados.

Para outros produtos, como charuto e cigarrilha, o prazo foi ampliado. São 18 meses de adequação e seis meses para recolhimento do mercado.

Aprovação prévia

Fica permitido o uso de algumas substâncias nos derivados do tabaco: açúcar, adesivo, aglutinante, agentes de combustão, pigmento ou corante (usado para branquear papel ou na impressão do logotipo da marca), glicerol e propilenoglicol e sorbato de potássio.

A proposta aprovada prevê ainda que novos ingredientes precisam passar pelo aval da agência reguladora para serem usados no futuro.

O relator da proposta, diretor Agenor Álvares, considerou a decisão positiva e disse que ela servirá para tornar o fumo menos atrativo aos adolescentes e crianças. "A nossa ideia é diminuir o número de novos fumantes".


Ver mais notícias sobre os temas:

Drogas Lícitas

Vícios

Tabagismo

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Fármaco mostra resultados promissores contra a hipertensão

Chumbo e cádmio em chocolates são preocupantes, dizem pesquisadores

Revisão alimentar básica: o que você deve saber

Bactéria vaginal produz novo tipo de antibiótico

Caminhadas de 5 minutos revertem malefícios de ficar sentado