30/01/2024

Proteínas vegetais mantêm mulheres saudáveis idade afora

Redação do Diário da Saúde
Proteínas vegetais mantêm mulheres saudáveis à medida que envelhecem
Os benefícios parecem vir da planta como um todo, e não especificamente das proteínas.
[Imagem: Alonso Nichols/Tufts University]

Saúde da mulher

Mulheres que consomem maiores quantidades de proteínas, especialmente proteínas provenientes de fontes vegetais, desenvolvem menos doenças crônicas e têm maior probabilidade de serem mais saudáveis à medida que envelhecem.

Analisando dados autorrelatados de mais de 48.000 mulheres, pesquisadores observaram notavelmente menos doenças cardíacas, câncer e diabetes, menor declínio cognitivo e melhor saúde mental naquelas que incluíam na sua alimentação mais proteínas provenientes de fontes como frutas, vegetais, pão, feijões, legumes e massas.

As mulheres tinham entre 38 e 59 anos no início do estudo e eram consideradas com boa saúde física e mental. As comparações foram feitas entre mulheres que consumiam as proteínas, mas em quantidades diferentes.

"O consumo de proteínas na meia-idade está associado à promoção de uma boa saúde na fase idosa," disse o Dr. Andres Korat, da Universidade Tufts, nos EUA. "Também descobrimos que a fonte de proteína é importante. Obter a maior parte da proteína de fontes vegetais na meia-idade, além de uma pequena quantidade de proteína animal, parece ser propício para uma boa saúde e uma boa sobrevivência em idades mais avançadas."

Proteínas vegetais

A ingestão de quantidades maiores de proteína animal mostrou-se apenas modestamente associada a menos limitações físicas na idade avançada, mas a proteína vegetal teve uma correlação mais forte e mais consistente em todos os modelos observados, e esteve mais intimamente ligada a uma boa saúde mental mais tarde na vida.

Para as doenças cardíacas em particular, o maior consumo de proteína vegetal resultou em níveis mais baixos de colesterol LDL (colesterol "ruim"), pressão arterial e sensibilidade à insulina, enquanto a maior ingestão de proteína animal mostrou-se ligada a níveis mais elevados, juntamente com aumento do fator de crescimento semelhante à insulina, detectado em vários tipos de câncer.

A proteína láctea por si só (principalmente leite, queijo, pizza, iogurte e sorvete) não foi significativamente associada a um melhor estado de saúde na idade adulta.

Mas os pesquisadores reconhecem que os benefícios da proteína vegetal podem derivar de componentes dos alimentos vegetais, e não da proteína em si - em comparação com os alimentos de origem animal, as plantas contêm uma proporção maior de fibra alimentar, micronutrientes e compostos benéficos chamados polifenóis que estão presentes nas plantas.

"A ingestão de proteínas na dieta, especialmente proteínas vegetais, na meia-idade desempenha um papel importante na promoção do envelhecimento saudável e na manutenção de um estado de saúde positivo em idades mais avançadas," concluiu o professor Korat.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Dietary protein intake in midlife in relation to healthy aging - results from the prospective Nurses’ Health Study cohort
Autores: Andres V. Ardisson Korat, M. Kyla Shea, Paul F. Jacques, Paola Sebastiani, Molin Wang, A. Heather Eliassen, Walter C. Willett, Qi Sun
Publicação: American Journal of Clinical Nutrition
DOI: 10.1016/j.ajcnut.2023.11.010
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.