19/03/2024

Quais medicamentos não devem ser tomados juntos?

Redação do Diário da Saúde
Novo modelo identifica medicamentos que não devem ser tomados juntos
As interações medicamentosas tanto podem inibir os resultados de um medicamento quanto produzir efeitos colaterais inesperados, difíceis de mapear.
[Imagem: Jose-Luis Olivares/MIT]

Por onde o remédio passou

Qualquer medicamento tomado por via oral precisa passar pelo revestimento do trato digestivo. As proteínas transportadoras encontradas nas células que revestem o trato gastrointestinal ajudam nesse processo, mas, para muitos medicamentos, não se sabe qual desses transportadores eles usam para sair do trato digestivo - até funciona, mas não sabemos como.

E identificar os transportadores utilizados por medicamentos específicos pode ajudar a melhorar o tratamento do paciente porque, se dois medicamentos dependem do mesmo transportador, eles podem interferir entre si e não devem ser receitados em conjunto.

Pesquisadores do MIT, do Brigham and Women's Hospital e da Universidade Duke desenvolveram agora uma estratégia para identificar os transportadores usados por diferentes medicamentos.

A abordagem utiliza modelos de tecidos e algoritmos de aprendizagem automática para ir fechando uma via conhecida de cada vez, e então checando por onde o medicamento passou. Os primeiros testes já revelaram que um antibiótico comumente prescrito e um anticoagulante podem interferir um no outro, e deverão entrar na lista de interações medicamentosas.

"Um dos desafios na modelagem da absorção é que os medicamentos estão sujeitos a diferentes transportadores. Este estudo é sobre como podemos modelar essas interações, o que poderá nos ajudar a tornar os medicamentos mais seguros e eficazes, e prever potenciais toxicidades que podem ter sido difíceis de detectar e prever até agora," disse o professor Giovanni Traverso.

Aprender mais sobre quais transportadores ajudam os medicamentos a passar pelo trato digestivo também pode ajudar os desenvolvedores de medicamentos a melhorar a capacidade de absorção de novos medicamentos, adicionando excipientes que melhorem suas interações com os transportadores.

Identificando interações medicamentosas

Para testar suas descobertas, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 50 pacientes que estavam tomando um de três medicamentos que usam uma nova via descoberta por eles, quando lhes foi prescrita doxiciclina. Os dados mostraram que, quando a doxiciclina foi administrada a pacientes que já tomavam varfarina, o nível de varfarina na corrente sanguínea dos pacientes aumentava e depois descia novamente depois de eles pararem de tomar doxiciclina.

Os dados também confirmaram as previsões do modelo, de que a absorção da doxiciclina é afetada pela digoxina, levetiracetam e tacrolimus. Apenas um desses medicamentos, o tacrolimus, havia sido previamente suspeito de interagir com a doxiciclina.

"São medicamentos comumente usados, e somos os primeiros a prever essa interação usando esse modelo acelerado in silico e in vitro," disse Traverso. "Este tipo de abordagem nos dá a capacidade de compreender as potenciais implicações de segurança da administração destes medicamentos em conjunto."

Além de identificar potenciais interações entre medicamentos já em uso, esta abordagem também poderá ser aplicada a medicamentos atualmente em desenvolvimento. Usando esta tecnologia, os desenvolvedores de medicamentos poderiam ajustar a formulação de novas moléculas para evitar interações com outros medicamentos ou melhorar sua capacidade de absorção.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Screening oral drugs for their interactions with the intestinal transportome via porcine tissue explants and machine learning
Autores: Yunhua Shi, Daniel Reker, James D. Byrne, Ameya R. Kirtane, Kaitlyn Hess, Zhuyi Wang, Natsuda Navamajiti, Cameron C. Young, Zachary Fralish, Zilu Zhang, Aaron Lopes, Vance Soares, Jacob Wainer, Thomas von Erlach, Lei Miao, Robert Langer, Giovanni Traverso
Publicação: Nature Biomedical Engineering
DOI: 10.1038/s41551-023-01128-9
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Desenvolvimento de Medicamentos

Biotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.