05/09/2022

Quais são os ingredientes das tintas de tatuagem?

Redação do Diário da Saúde
Quais são os ingredientes das tintas de tatuagem?
Tatuagem atrapalha suor e aumenta temperatura da pele.
[Imagem: Unsplash/CC0 Public Domain]

Composição da tinta de tatuagem

Embora as pessoas decorem seus corpos há milênios por motivos cerimoniais e religiosos, muitas pessoas hoje se adornam com imagens tatuadas na pele como forma de autoexpressão.

E, de rostos realistas a elaboradas cenas da natureza, as tatuagens acabaram tornando-se uma forma de arte.

Contudo, mesmo sendo este um movimento global, as tintas usadas para fazer tatuagens não são sequer regulamentadas na maioria dos países, resultando em produtos cujos componentes são em grande parte um mistério.

Em busca de desvendar esse mistério, cientistas analisaram quase 100 tintas para tatuagem vendidas nos EUA e descobriram que, mesmo quando esses produtos incluem um rótulo listando seus ingredientes, essas listagens geralmente não são precisas. A equipe também detectou pequenas partículas nas tintas que podem ser prejudiciais às células.

Finalmente, a equipe entrevistou tatuadores reconhecidos para ver o que eles sabiam sobre as tintas que usavam em seus clientes. Os artistas identificaram rapidamente uma marca de sua preferência, mas não sabiam muito sobre o conteúdo de sua tinta preferida.

"Surpreendentemente, nenhuma empresa de corantes produz pigmentos específicos para tinta de tatuagem," disse o professor John Swierk, da Universidade de Binghamton (Reino Unido). "Grandes empresas fabricam pigmentos para tudo, como para tintas e tecidos. Esses mesmos pigmentos são usados em tintas de tatuagem."

Outro fator curioso é que os tatuadores precisam obter licenças nos locais onde operam, inclusive por razões de segurança sanitária, mas, ao menos nos EUA, onde a pesquisa foi feita, nenhuma agência federal ou local regulamenta o conteúdo das próprias tintas.

Quais são os ingredientes das tintas de tatuagem?
Diversas análises já detectaram a presença de nanopartículas nas tintas de tatuagem.
[Imagem: Christian Seim]

Como são feitas as tintas de tatuagem

As tintas de tatuagem contêm duas partes: Um pigmento e uma solução carreadora. O pigmento pode ser um composto molecular, como um pigmento azul; um composto sólido, como o dióxido de titânio, que é branco; ou uma combinação dos dois tipos de compostos, como tinta azul clara, que contém o pigmento azul molecular e o dióxido de titânio.

A solução carreadora transporta o pigmento para a camada intermediária da pele e normalmente ajuda a tornar o pigmento mais solúvel. Ela também pode controlar a viscosidade da tinta e às vezes inclui um ingrediente anti-inflamatório.

A equipe investigou o tamanho das partículas e a composição molecular dos pigmentos de tatuagem usando uma variedade de técnicas, como espectroscopia Raman, espectroscopia de ressonância magnética nuclear e microscopia eletrônica.

Em 16 tintas analisadas em detalhes, cerca de metade continha partículas menores que 100 nm, o que as classifica como nanopartículas. "Essa é uma faixa de tamanho preocupante," diz Swierk. "Partículas desse tamanho podem atravessar a membrana celular e potencialmente causar danos."

Cancerígeno e nanopartículas

Os pesquisadores também confirmaram a presença de ingredientes que não estão listados em alguns rótulos. Por exemplo, em um caso o etanol não foi listado, mas a análise química mostrou que ele estava presente na tinta. A equipe também conseguiu identificar quais pigmentos específicos estão presentes em algumas tintas.

"Toda vez que olhávamos para uma das tintas, encontrávamos algo que nos fazia parar," disse Swierk. "Por exemplo, 23 de 56 tintas diferentes analisadas até o momento sugerem que um corante contendo azo está presente."

Embora muitos pigmentos azo não causem problemas de saúde quando estão quimicamente intactos, bactérias ou luz ultravioleta podem degradá-los em outro composto à base de nitrogênio, que é um potencial cancerígeno.

Checagem com artigo científico:

Artigo: What's in my ink: the analysis of tattoo ink composition
Autores: Kelli Moseman, Presenter; John Swierk
Publicação: Proceedings of the ACS Fall 2022
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Intoxicação

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.