Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

07/11/2014

Quantos km preciso andar para queimar esse refrigerante?

Redação do Diário da Saúde
Quantos km preciso andar para queimar esse refrigerante?
A mesma equipe já havia demonstrado que o consumo excessivo de refrigerante reforça o risco genético da obesidade.[Imagem: Harvard School of Public Health]

Calorias na prática

Uma medida tão simples quanto mostrar quanto exercício é necessário para queimar as calorias de um refrigerante é suficiente para diminuir o consumo das bebidas adocicadas por adolescentes.

Os adolescentes que viam cartazes explicando a quantidade de quilômetros que precisariam caminhar para queimar as calorias de uma lata de refrigerante mostraram-se mais propensos a sair da loja com uma bebida com um número inferior de calorias, com uma bebida menor ou com uma bebida mais saudável, como um suco.

Melhor do que isso, o acompanhamento dos voluntários mostrou que as novas escolhas mais saudáveis persistiram semanas depois que os cartazes foram retirados.

O experimento foi realizado pela equipe de Pesquisas em Saúde Pública da Dra. Sara Bleich, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Traduzindo calorias em quilômetros

Os pesquisadores concluíram que simplesmente mostrar quantas calorias cada produto tem não é suficiente para quebrar os maus hábitos alimentares - traduzir essas medidas em quilômetros a andar é mais eficaz.

"As pessoas realmente não entendem o que significa dizer que uma lata de refrigerante normal tem 250 calorias," comenta a Dra. Bleich. "Se você for dar às pessoas informações sobre calorias, provavelmente há uma maneira melhor de fazer isso.

"O que a nossa pesquisa revelou é que, quando você explica calorias de uma forma facilmente compreensível, como quantos quilômetros de caminhada são necessários para queimá-las, você pode incentivar a mudança de comportamento."

Os cartazes comparavam os refrigerantes com bebidas energéticas e com suco de frutas - cada lata de bebida adocicada contendo 250 calorias tem o equivalente a 16 colheres de chá de açúcar, o que exige 50 minutos de corrida ou 8,5 km de caminhada para serem queimadas.

Adolescentes conscientes

Os pesquisadores observaram 3.098 compras feitas por adolescentes com idades entre 12 e 18 anos e entrevistaram 25% deles depois de saírem da loja.

Dos 35% que disseram ter visto os cartazes, 59% disse acreditar neles e 40% disse ter mudado sua compra em razão do alerta.

"Esta é uma maneira muito barata para que as crianças com idade suficiente para tomar suas próprias decisões de compra bebam menos bebidas adoçadas com açúcar, e a medida parece ser eficaz mesmo depois de [os cartazes] serem removidos", diz Bleich.


Ver mais notícias sobre os temas:

Consumo Responsável

Alimentação e Nutrição

Atividades Físicas

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?