OMS atualiza recomendação para ingestão de sal e potássio

OMS atualiza recomendação para ingestão de sal e potássio
Outro efeito negativo do excesso de sódio no corpo é que uma dieta rica em sal descarta cálcio do corpo.
[Imagem: NUI Galway]

Sal no corpo humano

Uma pesquisa divulgada ontem em primeira mão pelo Diário da Saúde mostrou que os cientistas agora compreendem um pouco mais o que acontece com o sal no corpo humano.

Logo a seguir, sem alegar conexão com a pesquisa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu uma nota alterando as orientações para a ingestão de sal e potássio por adultos e crianças.

Segundo as novas orientações, os adultos devem consumir menos de 2.000 miligramas (mg) de sódio - equivalente a 5 gramas de sal de cozinha -, e pelo menos 3.510 mg de potássio por dia.

Atualmente, segundo a OMS, a maioria das pessoas consome muito sódio e pouco potássio.

Uma pessoa com níveis de sódio elevados ou com baixos níveis de potássio tem uma maior probabilidade de aumento da pressão arterial - hipertensão -, que por sua vez aumenta o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Sódio e potássio nos alimentos

O sódio é encontrado naturalmente em uma grande variedade de alimentos, incluindo leite (aproximadamente 50 mg de sódio a cada 100 g de leite) e ovos (cerca de 80 mg/100 g).

Mas ele é encontrado em quantidades muito mais elevadas em alimentos industrializados, como bacon (cerca de 1.500 mg/100 g), salgadinhos, biscoitos e pipoca (aproximadamente 1.500 mg/100 g), assim como em condimentos tais como molho de soja (cerca de 7.000 mg/100 g) e caldo de carne (aproximadamente 20.000 mg/100 g).

Os alimentos ricos em potássio são: feijão e ervilha (cerca de 1.300 mg de potássio para cada 100 g), nozes (cerca de 600 mg/100 g), legumes, como couve, espinafre e salsa (cerca de 550 mg/100 g) e frutas como bananas, mamões e tâmaras (cerca de 300 mg/100 g).

O processamento reduz a quantidade de potássio em vários alimentos.


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