12/12/2022

Como nosso relógio biológico influencia o efeito das vacinas

Redação do Diário da Saúde
Relógio biológico influencia o efeito das vacinas
A descoberta pode ajudar a desenvolver vacinas que tenham o mesmo efeito em qualquer hora do dia.
[Imagem: Mariana P. Cervantes-Silva et al. - 10.1038/s41467-022-34897-z]

Melhor horário para tomar vacina

Foi descoberto recentemente que os humanos apresentam uma resposta maior a certas vacinas dependendo da hora do dia em que a vacina é administrada.

No entanto, a razão por trás dessa inter-relação entre vacinação e relógio biológico não foi claramente elucidada naquela pesquisa.

A professora Mariana Cervantes, da Universidade de Medicina e Ciências da Saúde (EUA), decidiu procurar explicações nas mudanças que ocorrem nas mitocôndrias das células imunes, as usinas que fornecem energia para essas células-chave na resposta à vacina.

Ela descobriu que nosso relógio circadiano altera a forma das mitocôndrias dentro das células dendríticas. E as variações na estrutura das mitocôndrias influenciam o funcionamento das células dendríticas ao longo do dia.

O relógio circadiano dentro das células dendríticas controla se as mitocôndrias assumem uma dentre duas formas: Longas cadeias interconectadas, formando uma rede, ou pequenos pedaços isolados.

É dentro da formação em rede das células dendríticas que a vacinação é mais eficaz, uma vez que essas células têm uma melhor capacidade de quebrar a vacina em pequenos pedaços para interação com nossas células imunes, as chamadas células T.

Como melhorar as vacinas

A equipe foi adiante e desenvolveu uma técnica para induzir a fase em rede das células dendríticas que pode ter implicações no projeto de novas vacinas, permitindo otimizar nossa resposta imunológica, independentemente da hora do dia que a vacina for tomada.

"Nossa descoberta esclareceu um aspecto crucial da resposta do nosso corpo à vacinação e destaca a importância dos ritmos circadianos na imunidade. Nós podemos aplicar esse entendimento no desenvolvimento de vacinas para garantir que recebamos o máximo de benefícios da vacinação," disse a professora Annie Curtis, coordenadora da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The circadian clock influences T cell responses to vaccination by regulating dendritic cell antigen processing
Autores: Mariana P. Cervantes-Silva, Richard G. Carroll, Mieszko M. Wilk, Diana Moreira, Cloe A. Payet, James R. O’Siorain, Shannon L. Cox, Lauren E. Fagan, Paula A. Klavina, Yan He, Tabea Drewinski, Alan McGinley, Sharleen M. Buel, George A. Timmons, James O. Early, Roger J. S. Preston, Jennifer M. Hurley, David K. Finlay, Ingmar Schoen, F. Javier Sánchez-García, Kingston H. G. Mills, Annie M. Curtis
Publicação: Nature Communications
Vol.: 13, Article number: 7217
DOI: 10.1038/s41467-022-34897-z
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Sistema Imunológico

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.