24/07/2023

Remédios para baixar colesterol afetam função pulmonar e tamanho do cérebro

Redação do Diário da Saúde
Remédios para baixar colesterol afetam função pulmonar e tamanho do cérebro
Curiosamente, cientistas já concluíram que ter colesterol LDL alto não é motivo para tomar estatinas.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Estatinas e inibidores de PCSK9

Um dos maiores estudos já feitos até hoje sobre o impacto da medicação para baixar o colesterol está levantando um problema com uma nova classe de medicamentos que pode prejudicar a função pulmonar em alguns pacientes.

Kitty Pham e colegas da Universidade do Sul da Austrália compararam medicamentos para baixar o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), com uma variedade de biomarcadores clínicos e de ressonância magnética do coração e do cérebro.

Em um grande número de casos, a medicação prescrita para colesterol alto cumpre o que promete: Ela reduz o risco de doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes e doenças relacionadas à idade, e o efeito colateral mais recorrente é uma diarreia em algumas pessoas, embora outros estudos tenham mostrado que as estatinas só baixam colesterol em metade dos pacientes.

No entanto, os medicamentos hipolipemiantes que eliminam o colesterol das células - conhecidos como inibidores de PCSK9 - podem prejudicar a função pulmonar e mais estudos são necessários sobre seus efeitos colaterais a longo prazo, dizem os pesquisadores.

Variantes genéticas que refletem outro medicamento para baixar o colesterol, as estatinas, correlacionam-se com maior índice de massa corporal e gordura corporal, bem como com redução da testosterona. As estatinas são os medicamentos mais comumente prescritos para baixar o colesterol.

Diferentes mecanismos de ação

Em comparação com as estatinas, que inibem a produção de colesterol, as drogas PCSK9 destroem o colesterol nas células. Estes últimos são uma classe nova de medicamentos, portanto, sabe-se menos sobre sua segurança a longo prazo.

Um resultado inesperado de tomar estatinas foi observado em alguns pacientes, que apresentaram um aumento no volume cerebral do hipocampo.

Esses resultados destacam a importância de novos estudos mais aprofundados para entender os possíveis efeitos a longo prazo dos diferentes medicamentos para baixar o colesterol.

"Nosso estudo revela associações com a função pulmonar e com o tamanho do cérebro, o que pode influenciar como essas drogas são prescritas ou reaproveitadas no futuro", disse Pham. "Estas descobertas nos ajudam a entender como as pessoas podem reagir a diferentes drogas e avaliar a viabilidade de novas vias de drogas."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Genetically instrumented LDL-cholesterol lowering and multiple disease outcomes: A Mendelian randomization phenome-wide association study in the UK Biobank
Autores: Kitty Pham, Anwar Mulugeta, Amanda Lumsden, Elina Hypponen
Publicação: British Journal of Clinical Pharmacology
DOI: 10.1111/bcp.15793
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Sistema Circulatório

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.