Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

23/05/2016

Suplementos de cálcio e vitamina D fazem mais mal do que bem

Redação do Diário da Saúde
Riscos de ataque cardíaco e derrame superam benefícios dos suplementos de cálcio
Vários estudos têm questionado o valor dos suplementos de cálcio e vitamina D, sobretudo pelo aumento no risco de ataques cardíacos. Da mesma forma, vitamina D na forma de suplementos parece não reduzir o risco de doenças ou fraturas.[Imagem: Cortesia Brian Stauffer/UIUC]

Suplementação de risco

Suplementos de cálcio e vitamina D parecem ajudar a prevenir fraturas em mulheres mais velhas, a parte da população mais sujeita a esses eventos.

Isto porque muito pouco cálcio na dieta e baixos níveis de vitamina D aumentam o risco de osteoporose e fratura óssea.

Contudo, esse eventual benefício pode ser anulado por um aumento no risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em razão da ingestão desses mesmos suplementos.

"Nós concluímos que o efeito moderado dos suplementos de cálcio e vitamina D sobre o risco de fraturas não é grande o suficiente para compensar o potencial aumento do risco de doença cardiovascular, especialmente em mulheres que estão com um baixo risco de fratura óssea," explica a Dra Gunhild Hagen, da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega.

Risco supera benefício

Estudos recentes sobre o efeito dos suplementos de cálcio sobre os riscos de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral apresentam conclusões conflitantes.

Por isso, os pesquisadores usaram diferentes cenários com base em resultados dos estudos anteriores.

"Nossa análise mostra que, se 100.000 mulheres com 65 anos de idade tomarem 1.000 mg de cálcio todos os dias, serão evitadas 5.890 fraturas de quadril e 3.820 outras fraturas. Por outro lado, seriam causados até 5.917 ataques cardíacos e 4.373 derrames. Assim, para as mulheres desta idade, os riscos superam os benefícios," escreveram os autores do estudo em seu artigo, publicado na revista Osteoporosis International.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Prevenção

Vitaminas

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão