25/05/2012

Suplemento de cálcio quase dobra risco de ataque cardíaco

Redação do Diário da Saúde

Cálcio natural

O consumo de suplementos de cálcio pode aumentar o risco de ataque cardíaco, de acordo com pesquisadores alemães.

Segundo o estudo publicado na revista científica Heart, o suplemento deve "ser consumido com cautela".

No estudo, envolvendo cerca de 24.000 pessoas, monitoradas por mais de 10 anos, aquelas que tomaram suplementos apresentaram um risco de ataque cardíaco 86% maior.

Segundo os pesquisadores, uma dieta balanceada, com a ingestão de doses adequadas de cálcio, é a maneira correta de ingerir as quantidades necessárias do mineral, sem necessidade dos suplementos.

Diferença entre cálcio nos alimentos e cálcio em comprimidos

A informação de que o cálcio ingerido por meio da dieta é útil, enquanto suplementos de cálcio não é, pode ser explicada pelo fato de que o cálcio na dieta é ingerido em pequenas quantidades, distribuídas ao longo de todo o dia - logo, dizem os pesquisadores, ele é absorvido lentamente.

Os suplementos, por outro lado, fazem com que os níveis de cálcio no sangue subam acima da faixa normal, e é este efeito que pode, em última análise, ser prejudicial.

"Está se tornando claro agora que tomar este micronutriente em uma ou duas doses diárias não é natural, na medida que não reproduz os mesmos efeitos metabólicos que o cálcio nos alimentos," afirma eles.

Cálcio contra osteoporose

O cálcio na forma de comprimidos é largamente recomendado para fortalecer os ossos e prevenir fraturas na velhice, e sobretudo para evitar a osteoporose entre as mulheres.

Os autores do estudo, contudo, colocam-se contra essas indicações.

Segundo eles, muitas mulheres que estão tomando suplementos de cálcio para evitar a osteoporose já são mais saudáveis do que a média das mulheres.

Além disso, garantem ele, o efeito protetor do suplemento de cálcio para as mulheres não seria tão grande assim - apenas ao redor de 10%.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Saúde da Mulher

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.