16/07/2018

Robô fará exame de sangue ao lado do paciente

Redação do Diário da Saúde
Robô fará exame de sangue ao lado do paciente
O objetivo é obter resultados do exame na hora, ao lado da cama do paciente ou no consultório médico.
[Imagem: Max Balter]

Exame com resultado na hora

Este aparelho robotizado promete acelerar muito os exames de sangue, fornecendo resultados rápidos e melhorando o fluxo de trabalho nos hospitais e laboratórios.

"Este dispositivo representa o cálice sagrado da tecnologia de testes sanguíneos. Integrando sistemas robóticos e microfluídicos miniaturizados (lab-on-a-chip), esta tecnologia combina a amplitude e a precisão dos exames tradicionais de sangue e testes de laboratório com a velocidade e a conveniência de ser usado no ponto de atendimento," disse Martin Yarmush, da Universidade Rutgers (EUA).

O diagnóstico por exame de sangue é o procedimento clínico mais realizado no mundo e influencia a maioria das decisões médicas tomadas em hospitais e laboratórios. Quase todos os resultados são provenientes de laboratórios centralizados, que lidam com grande número de amostras e usam técnicas analíticas intensivas em mão de obra, o que faz com que os resultados demorem a sair. E a coleta das amostras depende de pessoal especializado.

Por isso, a equipe de pesquisa em engenharia biomédica criou um aparelho que inclui um robô guiado por imagem para coletar o sangue das veias, um módulo de manipulação das amostras e um analisador de sangue baseado em centrífuga.

Embora ainda esteja na fase inicial de testes, a expectativa é que o analisador robotizado venha fornecer resultados de exames rápidos nas cabeceiras dos pacientes, em ambulâncias, salas de emergência, clínicas e consultórios médicos.

"Ao projetar o sistema, nosso foco estava na criação de um dispositivo modular e expansível. Com nossas técnicas relativamente simples de projeto e análise baseada em chips, o dispositivo pode ser estendido para incorporar um painel mais amplo de testes no futuro," disse o professor Max Balter, membro da equipe.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Exames

Biochips

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.