17/10/2022

Salen pode servir como base para tratamentos para a covid-19

Redação do Diário da Saúde
Salen pode servir como base para tratamentos para a covid-19
O salen é uma substância relativamente simples e barata de sintetizar.
[Imagem: UrFU/Damir Safin]

Salen

Pesquisadores descobriram que o salen é capaz de se ligar a várias proteínas do coronavírus SARS-CoV-2, sobretudo à proteína não estrutural nsp14, que normalmente impede a destruição do vírus, atrapalhando a ação dos medicamentos.

Agir sobre essa proteína, portanto, abre o caminho para a criação de novos medicamentos e tratamentos mais eficazes para a infecção com covid-19.

O termo salen refere-se a uma base de Schiff tetradentada, derivada de salicilaldeído e etilenodiamina. O próprio salen, bem como seus derivados, são ligantes importantes em muitos campos de aplicação prática.

Além disso, esse composto orgânico é capaz de coordenar alguns metais, estabilizando-os em diferentes estados de oxidação - compostos complexos de metal de derivados de salen já são usados ativamente como catalisadores.

"Nós tentamos avaliar a atividade potencial desse composto contra uma série de proteínas do SARS-CoV-2, que causam a doença covid-19. Descobrimos que o salen pode potencialmente interagir com as proteínas estudadas, e os melhores resultados foram obtidos para a proteína não estrutural nsp14, que protege o vírus da destruição," reforçou o Dr. Damir Safin, da Universidade Federal do Ural (Rússia).

O papel ativo do salen parece dever-se a dois átomos de hidrogênio "fluidos", de grupos hidroxila, contidos em sua molécula. Cada um desses átomos de hidrogênio pode se mover para átomos de nitrogênio, formando assim diferentes formas da molécula. Esse processo é chamado de tautomerização, e os participantes desse processo são tautômeros ou formas tautoméricas.

"É claro que nossa pesquisa é apenas o primeiro passo para entender como o salen pode ser usado no combate à covid-19, ainda há muito a ser explorado. No entanto, os resultados que obtivemos inspiram certo otimismo," concluiu Safin.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Salen: Insight into the Crystal Structure, Hirshfeld Surface Analysis, Optical Properties, DFT, and Molecular Docking Studies
Autores: Maria G. Babashkina, Elizaveta V. Panova, Larisa E. Alkhimova, Damir A. Safin
Publicação: Polycyclic Aromatic Compounds
DOI: 10.1080/10406638.2022.2097281
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Vírus

Epidemias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.