Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

24/02/2015

Sauna frequente reduz risco cardíaco e mortalidade

Redação do Diário da Saúde

Sauna e coração

Tomar uma sauna pode resultar em bem mais do que apenas fazer você suar.

Um comparativo entre os adeptos da prática mostrou que homens que tomam sauna frequentemente têm menor risco de eventos cardiovasculares fatais e de mortalidade por qualquer causa.

Estudos anteriores já haviam revelado que o banho de sauna está associado com melhor saúde cardiovascular e função circulatória.

Jari Laukkanen e colegas da Universidade do Leste da Finlândia - a sauna também é conhecida como "banho finlandês" - queriam mais detalhes, especificamente sobre o impacto da sauna sobre o risco de morte súbita cardíaca (MSC) e doenças cardiovasculares fatais (DCF).

A equipe acompanhou um grupo de 2.315 homens com idades de 42 a 60 anos.

Sauna todos os dias

Em comparação com homens que relataram uma única sessão de sauna por semana, o risco de morte súbita cardíaca foi 22% mais baixo para 2 a 3 sessões de sauna por semana e 63% mais baixo para 4 a 7 sessões de sauna por semana.

O risco de eventos coronarianos fatais foi 23% mais baixo para 2 a 3 sessões de sauna por semana e 48% mais baixo para 4 a 7 sessões de sauna por semana, em comparação com uma vez por semana.

As mortes por doenças cardiovasculares fatais também foram 27% menores para os homens que tomaram sauna 2 a 3 vezes por semana e 50% menores para os homens que estiveram na sauna 4 a 7 vezes por semana, sempre em comparação com aqueles que tomaram sauna apenas uma vez por semana.

Para a mortalidade por todas as causas, banhos de sauna 2 a 3 vezes por semana foram associados com um risco mais baixo de 24%, e de 4 a 7 vezes por semana, com uma redução de 40% no risco em comparação com apenas uma sessão de sauna por semana.

Os dados foram publicados em artigo no JAMA Internal Medicine.


Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Coração

Atividades Físicas

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?