Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

21/11/2014

Seu relacionamento está caminhando para o casamento?

Redação do Diário da Saúde
Seu relacionamento está caminhando para o casamento?
Para evitar um desapontamento constante, os ex-futuros pombinhos começam a se esquecer de como as coisas estão realmente indo.[Imagem: ACES/Illinois University]

Seu relacionamento está caminhando para o casamento?

Se não estiver, você provavelmente não conseguirá admitir isso.

Isto é o que demonstra um trabalho realizado pela equipe do Dr. Brian Ogolsky, da Universidade de Illinois (EUA), e publicado na revista Personal Relationships.

Justificativa psicológica

Casais de namorados que chegaram até o casamento lembram-se com precisão o que estava acontecendo em cada etapa do seu compromisso conforme ele ficava mais forte e estável.

Já os casais cujo compromisso com o outro estagnou ou regrediu mostraram-se muito menos precisos nas memórias dos seus relacionamentos.

"As pessoas gostam de sentir que estão fazendo progresso como casal. Se não estão - se a relação está com problemas - elas podem ter lembranças distorcidas que as ajudam a se sentir como se estivessem progredindo porque precisam de uma justificativa psicológica para permanecer no relacionamento," explica Ogolsky.

A equipe identificou várias distorções nas memórias dos parceiros românticos conforme o relacionamento se aprofundava ou ficava mais problemático.

"Uma teoria é que as lembranças podem ser mais fortes porque as pessoas gostam de lembrar o melhor de suas relações. Mas, conforme nós olhávamos experiências reais de casais e comparávamos os relacionamentos desenvolvendo-se ou não em uma direção positiva, vimos que a precisão das memórias tinha divergências bastante acentuadas. É fascinante como a memória funciona em casais," observou o pesquisador.

Lembrar e esquecer

Ogolsky afirma que ambos os resultados - que as pessoas altamente comprometidas lembram do histórico do seu relacionamento com precisão e que os casais com problemas não se lembram - são importantes.

"Quando um casal está considerando firmar um compromisso para toda a vida, eles têm muita coisa em jogo. É importante que eles tenham lembranças precisas de como seu relacionamento evoluiu," justifica ele.

Mas se o relacionamento de um casal está passando por uma morte lenta e dolorosa, já não faz mais sentido lembrar o curso do romance com precisão. Para evitar um desapontamento constante, os ex-futuros pombinhos começam a se esquecer de como as coisas estão realmente indo.


Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Memória

Sentimentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?