Situação de Gaza é similar ao apartheid, diz filósofa

A professora e filósofa norte-americana Angela Davis, conhecida mundialmente pela sua luta pelos direitos das mulheres e dos negros, conclamou a ampliação de um boicote a Israel por causa da ofensiva contra a Palestina.

"Eu acho que o Boicote, Desinvestimento e Sanções [BDS] é essencial", disse ela em entrevista coletiva. "A questão da Palestina é muito cara para mim, o mundo não pode virar as costas para o que está acontecendo, especialmente agora, com o grande número de crianças mortas nos últimos dias."

A campanha global Boicote, Desinvestimento e Sanções foi lançada em 2005 e conseguiu a adesão de organizações e ativistas em todo o mundo.

Os participantes defendem um boicote militar, comercial e acadêmico à Israel. Para eles, manter negócios com o governo israelense é ser cúmplice das violações dos direitos humanos.

Angela já esteve em Gaza e a experiência, segundo ela, foi marcante. "Pessoas tiveram que sair de casa simplesmente porque eram palestinas. Existem estradas por onde palestinos não podem passar. A Palestina ocupada tem que ter a mesma atenção que o mundo deu à África do Sul [durante o apartheid]".

A mais recente ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza começou no dia 8 de julho e foi seguida por uma intervenção terrestre iniciada na última quinta-feira.

A ação militar já provocou a morte de mais de 670 palestinos, praticamente todos civis - a Palestina não possui Forças Armadas. Do lado israelense, foram confirmadas 32 mortes de militares e duas de civis.

Segundo Angela, empresas que atuam na ocupação palestina atuaram também no apartheid na África do Sul, em deportações de pessoas nos Estados Unidos e no México, além de ter envolvimento com o abuso sexual de mulheres.

"Se o capitalismo internacionalizado consegue fazer todas essas conexões, por que nós não podemos?", questionou a filósofa.

Israel descumpre todas as decisões da ONU sobre as ocupações dos territórios invadidos depois dos conflitos de 1967.


Ver mais notícias sobre os temas:

Violência

Ética

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.