22/08/2022

Som e estimulação elétrica na pele tratam dores crônicas

Redação do Diário da Saúde
Som e estimulação elétrica na pele tratam dores crônicas
A estimulação elétrica do corpo, combinada com o som, ativa o córtex somatossensorial do cérebro.
[Imagem: SONIC Lab/University of Minnesota]

Som e eletricidade contra a dor

A estimulação elétrica do corpo, combinada com o som, ativa o córtex somatossensorial - ou "tátil" - do cérebro, aumentando o potencial de uso dessa técnica híbrida para tratar a dor crônica e outros distúrbios sensoriais.

Esta demonstração abre o caminho para a aplicação clínica desta terapia não invasiva para tratar dores que atualmente não têm alívio por meio de medicamentos. Os pesquisadores planejam começar os ensaios clínicos em humanos a curto prazo.

Durante os experimentos, os pesquisadores tocaram som de grande largura de banda - consistindo de múltiplas notas simultâneas - enquanto estimulavam eletricamente diferentes partes do corpo das cobaias. A combinação dos dois métodos ativou neurônios no córtex somatossensorial do cérebro, que é responsável pelas sensações de toque e dor em todo o corpo.

Embora a estimulação elétrica tenha sido feita por meio de agulha nestes primeiros experimentos, resultados semelhantes podem ser obtidos usando dispositivos de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), como os usados por fisioterapeutas, mas que também estão amplamente disponíveis na forma de equipamentos pessoais, que podem ser comprados em farmácias e lojas.

Tratamento multimodal

Os pesquisadores esperam que suas descobertas levem a um tratamento para a dor crônica que seja mais seguro e acessível do que as abordagens medicamentosas, que têm apresentado o ainda não resolvido problema da dependência dos analgésicos opioides.

"A dor crônica é um grande problema para muitas pessoas e, para a maioria, não é suficientemente tratável," disse o professor Cory Gloeckner, da Universidade de Minnesota Cidades Gêmeas (EUA). "Neste momento, uma das maneiras que tentamos tratar a dor são os opioides, e todos sabemos que eles não funcionam bem para muitas pessoas. Esta, por outro lado, é uma aplicação simples e não invasiva. Não é algum dispositivo médico caro que você precisará comprar para tratar sua dor. É algo que acreditamos que estará disponível para praticamente qualquer pessoa por causa de seu baixo custo e simplicidade."

Os pesquisadores planejam continuar investigando essa abordagem "multimodal" para tratar diferentes condições neurológicas, potencialmente integrando a musicoterapia, para ver como eles podem modificar ainda mais o córtex somatossensorial.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Topographic and widespread auditory modulation of the somatosensory cortex: potential for bimodal sound and body stimulation for pain treatment
Autores: Cory D Gloeckner, Jian C Nocon, Hubert H Lim
Publicação: Journal of Neural Engineering
DOI: 10.1088/1741-2552/ac7665
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dores Crônicas

Terapias Alternativas

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.