Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

20/02/2015

Sonhos lúcidos estão associados à autorreflexão

Redação do Diário da Saúde
Sonhos lúcidos estão ligados à capacidade de autorreflexão
O córtex pré-frontal, que permite a autorreflexão, é maior nos sonhadores lúcidos.[Imagem: MPI for Human Development]

Metacognição

Sonhadores lúcidos são pessoas que ficam conscientes durante o sonho, sabendo que é um sonho - às vezes elas conseguem até ter um papel ativo em seus sonhos.

A maioria delas, no entanto, tem essa experiência umas poucas vezes por ano, sendo poucas as que têm sonhos lúcidos quase todas as noites.

Fóruns e blogs na internet estão cheios de instruções e dicas sobre como desenvolver a capacidade de sonhar conscientemente.

E, embora não exista nenhum trabalho de aferição sobre se esses conselhos funcionam de fato ou não, há uma possibilidade: cientistas alemães encontraram indícios de que o sonho lúcido está intimamente relacionado com a capacidade humana de autorreflexão - a chamada metacognição.

Autorreflexão

Os neurocientistas do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano compararam estruturas cerebrais de sonhadores lúcidos frequentes e de voluntários que nunca ou raramente têm sonhos lúcidos.

A análise mostrou que o córtex pré-frontal anterior, a área do cérebro que controla processos cognitivos conscientes e desempenha um papel importante na capacidade de autorreflexão, é maior nos sonhadores lúcidos. Isto reforça resultados da mesma equipe, obtidos em 2012, quando foram identificadas associações entre os sonhos lúcidos e a consciência.

As diferenças de volume no córtex pré-frontal anterior entre aqueles que têm e os que não têm sonhos lúcidos sugerem que o sonho lúcido e a metacognição são, de fato intimamente ligados.

"Nossos resultados indicam que a autorreflexão na vida cotidiana é mais pronunciada nas pessoas que podem facilmente controlar seus sonhos," afirma a Dra. Elisa Filevich, coautora do estudo.

Treinamento de sonhos lúcidos

Os pesquisadores agora querem saber se as habilidades metacognitivas podem ser treinadas.

Em seu próximo estudo, eles pretendem treinar voluntários em sonhos lúcidos para examinar se isso melhora a capacidade de autorreflexão.


Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Sono

Mente

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?