06/10/2023

Subir cinco lances de escada por dia reduz risco de doenças cardíacas em 20%

Redação do Diário da Saúde
Subir cinco lances de escada por dia reduz risco de doenças cardíacas em 20%
Não é preciso exagerar: Se você mora em um sobrado provavelmente já faz o suficiente para reduzir seu risco de doenças cardiovasculares.
[Imagem: 652234/Pixabay]

Subir escadas é bom para o coração

Caminhar 10.000 passos por dia pode ser bom, mas subir escadas pode ser melhor, sobretudo para o seu coração.

Subir pelo menos 50 degraus todos os dias pode reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas: Subir mais de cinco lances de escada (10 degraus cada lance) diariamente reduziu o risco de doenças cardiovasculares em 20%.

A doença cardiovascular aterosclerótica, juntamente com a doença arterial coronariana e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo.

"Curtas subidas de escadas de alta intensidade são uma forma eficiente em termos de tempo para melhorar a aptidão cardiorrespiratória e o perfil lipídico, especialmente entre aqueles que não conseguem atingir as recomendações atuais de atividade física," disse o Dr. Lu Qi, da Universidade de Tulane (EUA). "Essas descobertas destacam as vantagens potenciais de subir escadas como medida preventiva primária para doenças cardiovasculares na população em geral.

Reduzindo o risco

Usando dados do Biobanco do Reino Unido, coletados de 450 mil adultos, os pesquisadores calcularam a suscetibilidade dos participantes a doenças cardiovasculares com base no histórico familiar, fatores de risco estabelecidos e fatores de risco genéticos. Finalmente, eles entrevistaram os participantes sobre seus hábitos de vida e com que frequência subiam escadas. O tempo médio de acompanhamento foi de 12,5 anos.

Os resultados mostraram que subir mais escadas diariamente reduziu especialmente o risco de doenças cardiovasculares naqueles que eram menos suscetíveis, em cerca de 20%. No entanto, o Dr. Qi afirma que o aumento do risco de doenças cardíacas em pessoas mais suscetíveis poderia ser "efetivamente compensado" pela subida diária de escadas, ou seja, essas pessoas mais suscetíveis poderiam trazer seu risco ao nível típico.

"Este estudo fornece novas evidências dos efeitos protetores da subida de escadas no risco de doenças cardiovasculares, particularmente para indivíduos com múltiplos fatores de risco dessas doenças," disse Qi, que defende que escadas sejam construídas nos parques e praças destinados ao exercício físico.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Daily stair climbing, disease susceptibility, and risk of atherosclerotic cardiovascular disease: A prospective cohort study
Autores: Zimin Song, Li Wan, Wenxiu Wang, Yueying Li, Yimin Zhao, Zhenhuang Zhuang, Xue Dong, Wendi Xiao, Ninghao Huang, Ming Xu, Robert Clarke, Lu Qi, Tao Huang
Publicação: Atherosclerosis
DOI: 10.1016/j.atherosclerosis.2023.117300
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Coração

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.