SUS agendará distribuição de medicamentos pela Internet

SUS agendará distribuição de medicamentos pela Internet
O Ministério da Saúde apresentou uma nova ferramenta de controle e distribuição de remédios que funciona em tempo real.
[Imagem: Wikimedia]

Medicamentos pela Internet

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ter acesso aos medicamentos em data agendada previamente.

O Ministério da Saúde apresentou uma nova ferramenta de controle e distribuição de remédios que funciona em tempo real.

O Hórus - Sistema Nacional de Assistência Farmacêutica será implementado em março, primeiramente em fase de teste, em 16 cidades.

Os pacientes que utilizam os medicamentos fornecidos em unidades do SUS farão um cadastro que gerenciará os remédios que retiram. Em caso de medicamentos de uso mensal, por exemplo, será possível fazer um controle para que o medicamento não falte.

O lote dos remédios será registrado no sistema e poderá ser controlado também a data de vencimento e possibilitará que o gestor monitore e rastreie a medicação.

"A maioria dos estados brasileiro não tem nenhuma ferramenta informatizada que faça o registro e em muitos não têm nenhum tipo de registro do medicamento", afirmou o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel Júnior.

Acompanhamento dos pacientes

O Hórus está em funcionamento em Recife (PE) desde o mês passado e, segundo Miguel, já foi possível visualizar uma otimização nos gastos e uma capacidade de ampliação do planejamento.

O diretor disse ainda que na cidade foi feito um acompanhamento mais próximo dos pacientes, pois o sistema cria um perfil no qual é possível avaliar se o usuário está retirando o medicamento. O programa pode fazer uma análise epidemiológica da região.

As prefeituras que tiverem interesse em ter acesso ao Hórus podem fazer o cadastro no site www.saude.gov.br/medicamentos (seção profissionais e gestores).


Ver mais notícias sobre os temas:

Gestão em Saúde

Medicamentos

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.