24/01/2023

Terapia de dez minutos detecta e cura pressão alta de origem genética

Redação do Diário da Saúde
Terapia de dez minutos detecta e cura pressão alta de origem genética

[Imagem: Troy H. Puar et al. - 10.1097/HJH.0000000000003132]

Cura para a hipertensão

Usando um novo tipo de tomografia computadorizada, médicos conseguiram não apenas visualizar pequenos nódulos em uma glândula hormonal, como também curar casos de hipertensão causados por essa anomalia.

Esses nódulos são descobertos em uma em cada vinte pessoas com pressão alta.

O exame resolve um problema de 60 anos de como detectar os nódulos produtores de hormônios sem um difícil procedimento usando catéter, que está disponível em pouquíssimos hospitais e nem sempre dá bons resultados.

Os pesquisadores também descobriram que, quando combinado com um exame de urina, o exame detecta um grupo de pacientes que conseguem se livrar totalmente de todos os medicamentos para pressão arterial após o tratamento.

Aldosterona

Na maioria das pessoas com hipertensão (pressão alta), a causa é desconhecida e a condição requer tratamento medicamentoso por toda a vida.

Pesquisadores da Universidade Rainha Maria (Reino Unido) haviam descoberto recentemente que, em 5 a 10% das pessoas com hipertensão, a causa é uma mutação genética nas glândulas suprarrenais, que resulta na produção de quantidades excessivas do hormônio esteroide aldosterona.

A aldosterona faz com que o sal seja retido no corpo, elevando a pressão sanguínea. Pacientes com níveis excessivos de aldosterona no sangue são resistentes ao tratamento com os medicamentos comumente usados para hipertensão e apresentam maior risco de ataques cardíacos e derrames.

Os pesquisadores então recrutaram 128 pacientes desse grupo. O escaneamento por ressonância magnética revelou que, em dois terços dos pacientes com secreção elevada de aldosterona, isso se devia a um nódulo benigno em apenas uma das glândulas suprarrenais, que pôde ser removido com segurança.

Para isso foi usada uma dose de duração muito curta de metomidato, um corante radioativo que adere apenas ao nódulo produtor de aldosterona. A aplicação foi tão precisa quanto o antigo teste de catéter, mas foi mais rápida, indolor e tecnicamente bem-sucedida em todos os pacientes.

Cura completa

O teste do catéter não é capaz de prever quais pacientes serão completamente curados da hipertensão pela remoção cirúrgica da glândula. Por outro lado, a combinação de um nódulo claramente visível na varredura por ressonância e um teste de esteroides na urina detectou 18 dos 24 pacientes que posteriormente alcançariam uma pressão sanguínea normal, livrando-se de todos os medicamentos.

"Esses nódulos produtores de aldosterona são muito pequenos e facilmente ignorados em uma tomografia computadorizada normal. Quando eles brilham por alguns minutos após a injeção, eles são revelados como a causa óbvia da hipertensão, que muitas vezes pode ser curada. Até agora, 99% nunca é diagnosticado devido à dificuldade e indisponibilidade dos testes. Espero que isso esteja prestes a mudar," disse o Dr. Morris Brown, coordenador do estudo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: 11C-Metomidate PET-CT versus adrenal vein sampling to subtype primary aldosteronism: a prospective clinical trial
Autores: Troy H. Puar, Chin Meng Khoo, Colin Jingxian Tan, Aaron Kian Ti Tong, Michael Chien Sheng Tan, Ada Ee Der Teo, Keng Sin Ng, Kang Min Wong, Anthonin Reilhac, Jim O’Doherty, Celso E. Gomez-Sanchez, Peng Chin Kek, Szemen Yee, Alvin W.K. Tan, Matthew Bingfeng Chuah, Daphne Hui Min Lee, Kuo Weng Wang, Charles Qishi Zheng, Luming Shi, Edward George Robins, Roger Sik Yin Foo
Publicação: Journal of Hypertension
Vol.: 40 (6): 1179
DOI: 10.1097/HJH.0000000000003132
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Exames

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.