07/12/2023

Terapia com luz melhora sintomas da doença de Alzheimer

Redação do Diário da Saúde
Terapia com luz melhora sintomas da doença de Alzheimer
A fototerapia pode ser uma opção de tratamento promissora para pacientes com doença de Alzheimer.
[Imagem: TastyCinnamonn/Pixabay]

Fototerapia

A fototerapia - também conhecida como terapia com luz ou cromoterapia - leva a melhorias significativas no sono e nos sintomas psicocomportamentais de pacientes com doença de Alzheimer.

O declínio cognitivo associado à doença de Alzheimer é frequentemente acompanhado por distúrbios do sono e sintomas psicocomportamentais, incluindo comportamento apático e depressivo, agitação e agressividade. A fotobiomodulação é uma terapia não farmacológica que utiliza a energia luminosa para estimular o núcleo supraquiasmático (SCN), um modulador do sono no cérebro, o que tem inspirado a realização de inúmeros estudos como uma intervenção para os sintomas da doença de Alzheimer.

A Dra Lili Zang e seus colegas da Universidade Médica Weifang (China) decidiram revisar todos esses estudos e identificaram quinze ensaios clínicos randomizados de alta qualidade, com métodos publicados e resultados relevantes, que foram então selecionados para análise e homogeneização dos critérios e resultados. Todos os ensaios incluídos foram escritos em inglês, publicados entre 2005 e 2022 e realizados em sete países, incluindo um total de 598 pacientes.

A meta-análise revelou que a fototerapia melhora significativamente a eficiência do sono, aumenta a estabilidade interdiária (uma medida da força dos ritmos circadianos) e reduz a variabilidade intradiária (uma medida da frequência com que alguém transita entre descanso e atividade durante o dia). Em pacientes com doença de Alzheimer (em comparação com os participantes saudáveis de controle) a fototerapia também aliviou a depressão e reduziu a agitação do paciente e a sobrecarga do cuidador.

Conclusões

Dado o tamanho limitado das amostras nos estudos incluídos nesta meta-análise, os pesquisadores defendem estudos futuros maiores, que também poderiam explorar se a exposição à luz poderia causar algum comportamento adverso nos pacientes. Apesar disso, a conclusão geral é que a fototerapia é de fato uma opção de tratamento promissora para sintomas importantes da doença de Alzheimer.

"A terapia com luz melhora o sono e os sintomas psicocomportamentais em pacientes com doença de Alzheimer e tem relativamente poucos efeitos colaterais, sugerindo que pode ser uma opção de tratamento promissora para pacientes com doença de Alzheimer," escreveu a equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The effect of light therapy on sleep disorders and psychobehavioral symptoms in patients with Alzheimers disease: A meta-analysis
Autores: Lili Zang, Xiaotong Liu, Yu Li, Jiang Liu, Qiuying Lu, Yue Zhang, Qinghui Meng
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0293977
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Neurociências

Memória

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.