24/07/2023

Tipo específico de ômega-3 previne fígado gorduroso

Redação do Diário da Saúde
Tipo específico de ômega-3 previne fígado gorduroso
A equipe agora irá fazer testes com uma suplementação da proteína, para checar seus efeitos.
[Imagem: Cheen Fei Chin et al. - 10.1172/JCI171267]

Fígado gorduroso

Os ácidos graxos ômega-3 são conhecidos pelos seus muitos benefícios à saúde, mas um deles pode ser especialmente benéfico para quem apresenta altos níveis de gordura no fígado.

Cheen Chin e colegas da Universidade de Duke (EUA) descobriram que uma proteína transportadora do ômega-3, chamada Mfsd2a, desempenha um papel fundamental em um mecanismo específico que impede que o fígado armazene muita gordura dos alimentos.

Isso indica que é possível desenvolver um suplemento dietético para ajudar a prevenir a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), ou fígado gorduroso.

O excesso de gordura que se acumula no fígado durante o início da DHGNA leva à inflamação e deterioração progressiva e cicatrização, podendo levar à cirrose hepática.

Um tipo de gordura, chamada fosfolipídios, é essencial para a formação das membranas celulares e, na verdade, protege o fígado contra os efeitos nocivos da gordura alimentar.

É aí que entra a proteína estudada agora: a Mfsd2a é uma fonte importante de fosfolipídios hepáticos, podendo proteger o fígado contra a DHGNA.

"Nossas descobertas mostram que os lipídios LPC [fosfolipídio lisofosfatidil colina], particularmente aqueles que contêm ácidos graxos poli-insaturados, como o ácido graxo ômega-3 DHA, podem se tornar um meio de prevenção a longo prazo para DHGNA," disse o Dr. George Goh, coordenador da pesquisa.

Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras essenciais para o funcionamento do organismo e podem ser encontrados em alimentos, principalmente peixes e na linhaça.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Blood-derived lysophospholipid sustains hepatic phospholipids and fat storage necessary for hepatoprotection in overnutrition
Autores: Cheen Fei Chin, Dwight L.A. Galam, Liang Gao, Bryan C. Tan, Bernice H. Wong, Geok-Lin Chua, Randy Y.J. Loke, Yen Ching Lim, Markus R. Wenk, Miao Shan Lim, Wei-Qiang Leow, George B.B. Goh, Federico Torta, David L. Silver
Publicação: Journal of Clinical Investigation
DOI: 10.1172/JCI171267
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Prevenção

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.