Tratamento dentário usa eletricidade para tratar cáries

Os cientistas da universidade King's College de Londres acreditam que a eletricidade possa ser usada no lugar do temível "motorzinho" e suas brocas na hora de fazer obturações.

A eletricidade é usada em uma espécie de "autorreparo", ou "remineralização", em que os minerais são forçados para dentro da camada do esmalte dentário.

Como a cárie se desenvolve

A cárie dentária normalmente se desenvolve em várias etapas, começando como um defeito microscópico por onde "vazam" minerais do dente.

Esses minerais continuam a mover-se para dentro e para fora do dente em um ciclo natural, mas quando muito mineral é perdido, o esmalte é prejudicado e se diz que o dente desenvolveu uma lesão de cárie (que mais tarde pode se tornar uma cavidade física).

Os dentistas normalmente tratam a cárie perfurando-a ainda mais para remover o decaimento e fazer o preenchimento do local com amálgama ou resina.

Tratamento dentário com eletricidade

A ideia dos professores Nigel Pitts e Chris Longbottom é diferente - eles querem que o dente se recomponha sem a necessidade de motorzinho, brocas, agulhas e nem resina.

Eles usam eletricidade para induzir os minerais no processo de reentrada no dente, revertendo a perda principalmente de cálcio e fosfato, o que faz com que o dente se regenere, em um processo indolor.

Por enquanto, os dois cientistas parecem mais preocupados em garantir os lucros de suas pesquisas e de sua descoberta.

Eles fundaram uma empresa e não revelam maiores detalhes do tratamento e nem publicaram artigos científicos por meio dos quais outros pesquisadores possam avaliar a nova técnica.

Ao longo dos anos, vários tratamentos indolores para cáries têm sido propostos, incluindo o uso de jatos de plasma e laser para prevenir as cáries.

Com tanto foco nos negócios, talvez os dois cientistas tenham mais sucesso no mercado, uma vez que, até agora, os motorzinhos continuam operando a toda velocidade em todos os consultórios dentários.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Bucal

Terapias Alternativas

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.