23/01/2023

Variante XBB.1.5 da covid usa proteína para enganar sistema imunológico

Redação do Diário da Saúde
Raios X revelam como nova variante XBB.1.5 da covid engana o sistema imunológico
Disparos de raios X atingem um jato de amostras cristalizadas, resultando em padrões de difração que podem ser remontados em imagens detalhadas.
[Imagem: Michael Northrop]

NendoU

Nas últimas semanas, a XBB.1.5, a variante mais transmissível até o momento do SARS-CoV-2, começou a se espalhar pelo mundo, trazendo o medo de que a pandemia de covid-19 novamente ganhe força.

Um aspecto do coronavírus que o torna tão infeccioso e difícil de controlar é sua capacidade de superar as defesas inatas do corpo.

Nesta nova variante, a grande culpada responde pelo nome de NendoU, uma proteína que o vírus usa para escapar do sistema imunológico.

E acabam de sair os resultados do primeiro estudo aprofundado sobre a estrutura dessa proteína crucial, que os cientistas fizeram usando uma técnica chamada cristalografia serial de raios X de femtossegundos - femtossegundo é a duração de cada pulso do raio X utilizado (10-15 segundo por pulso).

A estrutura revelou detalhes da flexibilidade, dinâmica e várias outras características da proteína, tudo com uma clareza sem precedentes.

"Nosso estudo se concentrou em como a covid-19 se esconde do sistema imunológico usando a proteína NendoU," contou Rebecca Jernigan, da Universidade do Estado do Arizona (EUA). "À medida que entendemos melhor a estrutura e a mecânica da NendoU, temos uma ideia melhor de como podemos projetar medicamentos antivirais contra ela."

Cauda poli-U

Quando vírus como o SARS-CoV-2 se replicam dentro das células, sua crescente sequência de RNA produz uma cauda no final, conhecida como cauda poli-U. Essa cauda é exclusiva dos vírus de RNA.

As células humanas são equipadas com sensores que são ajustados para detectar vírus de RNA invasores porque a cauda poli-U revela sua identidade como um estranho invasor, permitindo que o sistema imunológico os ataque. A análise feita agora mostrou que o SARS-CoV-2 usa sua proteína NendoU para se ligar e, em seguida, corta a cauda poli-U. Quando a NendoU "mastiga" a cauda poli-U, isso faz com que o vírus seja menos visível para o sistema imunológico.

Esta descoberta abre a possibilidade de se projetar medicamentos que visem mudanças conformacionais da proteína - dessa e de outras. Essas terapêuticas têm a vantagem adicional de serem menos propensas à resistência a drogas.

"Este trabalho é tão empolgante porque mostra pela primeira vez que as diferenças na flexibilidade da proteína desempenham um papel importante no mecanismo funcional. Isso será crítico para o desenvolvimento de drogas contra a NendoU, com potencial para revelar a presença do vírus ao sistema imunológico, que poderá então reagir e impedir infecções graves," disse a professora Petra Fromme, coordenadora da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Room-temperature structural studies of SARS-CoV-2 protein NendoU with an X-ray free-electron laser
Autores: Rebecca J. Jernigan, Dhenugen Logeswaran, Diandra Doppler, Nirupa Nagaratnam, Mukul Sonker, Jay-How Yang, Gihan Ketawala, Jose M. Martin-Garcia, Megan L. Shelby, Thomas D. Grant, Valerio Mariani, Alexandra Tolstikova, Michelle Z. Sheikh, Mimi Cho Yung, Matthew A. Coleman, Sahba Zaare, Emily K. Kaschner, Mohammad Towshif Rabbani, Reza Nazari, Michele A. Zacks, Brandon Hayes, Raymond G. Sierra, Mark S. Hunter, Stella Lisova, Alexander Batyuk, Christopher Kupitz, Sebastien Boutet, Debra T. Hansen, Richard A. Kirian, Marius Schmidt, Raimund Fromme, Matthias Frank, Alexandra Ros, Julian J.-L. Chen, Sabine Botha, Petra Fromme
Publicação: Structure
DOI: 10.1016/j.str.2022.12.009
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Sistema Imunológico

Epidemias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.