11/08/2023

Vasos sanguíneos engenheirados poderão substituir ponte de safena e stents

Redação do Diário da Saúde
Vasos sanguíneos engenheirados poderão substituir ponte de safena e stents
Dutos de fibras servem como suporte para o crescimento de células naturais.
[Imagem: Hazem Alkazemi et al. - 10.1021/acsami.3c08511]

Engenharia de tecidos

Pesquisadores desenvolveram uma técnica rápida, barata e escalável para fazer a engenharia de vasos sanguíneos a partir de tecidos naturais.

Combinando vários materiais e várias tecnologias de fabricação, a equipe desenvolveu um método para criar vasos sanguíneos com geometrias complexas, imitando de perto os vasos sanguíneos nativos, dando um salto de qualidade em relação ao que havia sido conseguido até agora pela engenharia de tecidos nessa área.

"Os métodos atuais são lentos, requerem equipamentos especializados e caros, como biorreatores, e são de baixo rendimento - o que significa que é difícil fornecer o suprimento necessário de vasos sanguíneos engenheirados," disse o professor Daniel Heath, da Universidade de Melbourne (Austrália).

Embora a cirurgia de ponte de safena salve muitas vidas com a substituição de vasos sanguíneos gravemente danificados, ela tem limitações, principalmente para canais sanguíneos de diâmetro menor, como a artéria coronária. Enxertos sintéticos não-vivos, os chamados stents, são bons, mas também trazem risco de coagulação sanguínea e obstrução, tornando-os inadequados em algumas circunstâncias.

Como resultado, os pacientes com opções limitadas devido a cirurgias anteriores ou comorbidades como diabetes enfrentam problemas significativos com esses tratamentos.

Para superar essas limitações, os pesquisadores usaram a engenharia de tecidos, produzindo vasos sanguíneos a partir de células e tecidos humanos. Esses vasos sanguíneos engenheirados poderão tratar doenças cardiovasculares e ainda suprir sangue para a criação de tecidos maiores em experiências futuras.

O próximo passo será testar a capacidade dos novos vasos sanguíneos artificiais para suprir sangue in vivo, começando por experimentos com animais.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Spontaneous Orthogonal Alignment of Smooth Muscle Cells and Endothelial Cells Captures Native Blood Vessel Morphology in Tissue-Engineered Vascular Grafts
Autores: Hazem Alkazemi, Tao Huang, Matthew Mail, Zerina Lokmic-Tomkins, Daniel E. Heath, Andrea J. O’Connor
Publicação: ACS Applied Materials and Interfaces
Vol.: 15, 29, 34631-34641
DOI: 10.1021/acsami.3c08511
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biotecnologia

Sistema Circulatório

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.