28/11/2016

Vinagre de maçã realmente faz bem à saúde

Com informações da BBC
Vinagre de maçã realmente faz bem à saúde
O método de fabricação do vinagre de cidra é simples. Mistura-se maçã picada com água e açúcar. Depois, os ingredientes são deixados fermentando, o que resulta na formação de ácido acético.
[Imagem: Wikimedia/Phongnguyen1410]

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã vem sendo usado na medicina popular há séculos. Mas existem poucos trabalhos científicos voltados a mensurar esses benefícios e verificar quais são reais e quais poderiam ser atribuídos a um efeito placebo.

O médico Michael Mosley, uma espécie de Dr. Dráuzio Varela britânico - ele é apresentador de um programa sobre saúde na rede pública BBC - se associou ao especialista em obesidade e diabetes James Brown, da Universidade Aston, para tirar a limpo essa história.

Juntos, eles criaram uma série de experimentos para testar os alegados benefícios do vinagre de maçã.

Redução do açúcar no sangue

O primeiro experimento tinha como objetivo testar a afirmação de que beber duas colheres de vinagre de maçã diluídas em água antes das refeições ajuda a regular os índices de açúcar no sangue.

Um grupo de voluntários, todos saudáveis, foi convidado a comer dois pequenos pãezinhos após jejuar durante a noite. Os especialistas mediram os índices de açúcar no sangue dos voluntários antes de comerem os pães e, novamente, logo após a refeição. Como esperado, os índices de açúcar subiram rapidamente após a ingestão dos pães.

No dia seguinte, antes de comerem os pães, os voluntários beberam uma dose de vinagre de cidra de maçã diluída em água. O teste foi realizado novamente alguns dias mais tarde, mas dessa vez os participantes não beberam vinagre de maçã antes de comer, mas vinagre de malte diluído em água.

Ao comparar as amostras de sangue colhidas durante os três experimentos, os especialistas verificaram que o vinagre de maçã teve um impacto significativo sobre os índices de açúcar no sangue dos participantes: houve uma redução de 36% nos níveis de açúcar durante 90 minutos. O mesmo não ocorreu em relação ao vinagre de malte.

Mosley e Brown suspeitam que o ácido acético contido no vinagre de cidra de maçã interfira no processo de quebra do amido. Portanto, se uma pessoa consome o vinagre antes de uma refeição rica em carboidratos, menos açúcar será absorvido por seu organismo.

Vinagre de maçã realmente faz bem à saúde
A medicina popular propõe várias receitas à base de vinagre de maçã como reforço do sistema imunológico.
[Imagem: Wikimedia/chris]

Eficiente contra o colesterol

O experimento seguinte teve como objetivo monitorar o colesterol e os triglicérides após a ingestão do vinagre de maçã diluído antes das refeições.

Os resultados foram classificados pelos dois especialistas como "surpreendentes".

Os testes com vinagre de malte e com placebo não produziram qualquer alteração nos biomarcadores cardiovasculares. Mas os voluntários que beberam vinagre de maçã apresentaram redução, em média, de 13% no colesterol.

Os índices de triglicerídeos (um tipo de gordura) também baixaram significativamente, o que impressionou os especialistas, já que todos os voluntários estavam saudáveis no início do experimento e apresentavam índices normais de colesterol.

Obesidade e inflamação

No experimento para verificar o eventual efeito da ingestão do vinagre de maçã para a obesidade, os resultados não trouxeram o mesmo entusiasmo.

Trinta voluntários foram separados em três grupos. O primeiro grupo bebeu duas colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã diluído em 200 ml de água duas vezes por dia, todos os dias, antes das refeições. O segundo grupo fez o mesmo, porém substituindo o vinagre de maçã por vinagre de malte. E o terceiro ingeriu um placebo - água com corante - em vez de vinagre.

Nenhum dos voluntários perdeu peso.

Os exames também não mostraram variação significativa. "Observamos uma pequena queda nos índices de PCR em alguns dos voluntários que ingeriram vinagre de cidra de maçã, mas não o suficiente", disse Mosley.

Entusiasmo

A conclusão deste estudo em pequena escala é: O vinagre de maçã provavelmente não vai ajudar ninguém a emagrecer, mas pode ajudar quem está tentando reduzir os índices de açúcar e de colesterol no organismo.

"Reduzir os índices de triglicerídeos dessa maneira pode diminuir significativamente suas chances de ter um ataque cardíaco no futuro," defendeu Brown. "Então ficamos realmente entusiasmados com os resultados."

No entanto, por ser ácido, o vinagre deve ser diluído em água ou adicionado à comida em doses pequenas, recomendaram os dois especialistas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.