05/10/2022

Vírus descoberto em morcegos contamina humanos e é resistente às vacinas

Redação do Diário da Saúde
Vírus descoberto na Rússia contamina humanos e é resistente às vacinas contra covid-19
O vírus foi encontrado em morcegos-ferradura, na Rússia.
[Imagem: João Manuel Lemos Lima/Wikimedia Commons]

Sarbecovírus

Um sarbecovírus encontrado em morcegos na Rússia é capaz de usar o receptor celular ACE2 humano para entrar em nossas células.

Pior do que isso, ele é resistente aos anticorpos de pessoas vacinadas contra o SARS-CoV-2.

Sarbecovírus é um subgênero do bênero Betacoronavírus, por sua vez pertencente à família Coronaviridae.

O SARS-CoV-2, que também é um sarbecovírus e causa a covid-19, emergiu na população humana após a transmissão entre espécies, vindo de uma fonte animal sobre a qual os cientistas ainda não concordam.

Embora centenas de sarbecovírus tenham sido descobertos ao longo dos anos, predominantemente em morcegos na Ásia, a maioria não é capaz de infectar células humanas.

O chamado transbordamento, a passagem de vírus de animais para humanos, já resultou em surtos da síndrome respiratória aguda grave SARS e na pandemia de covid-19. E os esforços para identificar as origens desses vírus (SARS-CoV-1 e SARS-CoV-2) resultaram na descoberta de uma série de sarbecovírus animais até então desconhecidos.

Vírus Khosta-2

O novo vírus, batizado de Khosta-2, interage com o mesmo receptor de entrada do SARS-CoV-2, o ACE2.

"Neste estudo, testamos o quão bem as proteínas de pico desses vírus de morcego infectam células humanas sob diferentes condições. Descobrimos que o pico do vírus Khosta-2 poderia infectar as células de modo semelhantes a patógenos humanos, usando os mesmos mecanismos de entrada, mas ele é resistente à neutralização pelo soro de indivíduos vacinados para SARS-CoV-2.

"Pseudotipos virais com uma codificação de pico SARS-CoV-2 recombinante para o Khosta 2 mostraram-se resistentes a anticorpos monoclonais SARS-CoV-2 e soro de indivíduos vacinados para SARS-CoV-2. Nossas descobertas demonstram ainda que os sarbecovírus que circulam na vida selvagem fora da Ásia também representam uma ameaça à saúde global e às campanhas de vacinas em andamento contra o SARS-CoV-2," escreveram Stephanie Seifert e seus colegas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: An ACE2-dependent Sarbecovirus in Russian bats is resistant to SARS-CoV-2 vaccines
Autores: Stephanie N. Seifert, Shuangyi Bai, Stephen Fawcett, Elizabeth B. Norton, Kevin J. Zwezdaryk, James Robinson, Bronwyn Gunn, Michael Letko
Publicação: PLoS Pathogens
DOI: 10.1371/journal.ppat.1010828
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Vacinas

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.