Vírus H7N9 pode estar sendo transmitido entre pessoas

Há poucos dias, pesquisadores mostraram que o vírus H7N9 da nova gripe aviária está se adaptando a humanos.

Agora, as autoridades sanitárias da China admitiram que o contágio de três membros de uma mesma família pelo H7N9 pode indicar que há transmissão entre humanos da nova variante da gripe aviária.

Já havia suspeitas da transmissão entre humanos quando começaram a surgir pessoas que não tinham contato com aves, mas que foram infectadas pelo vírus.

As estatísticas oficiais indicam que, até agora, 83 pessoas foram afetadas pelo H7N9.

O caso mencionado pelas autoridades chinesas refere-se a uma família de Xangai que inclui o pai, de 87 anos, que morreu no último dia 4, e dois filhos.

"Há mais investigações em andamento para determinar se o fato de três pessoas da mesma família terem sido afetadas pode implicar um contágio entre pessoas," disse o diretor do Centro de Emergência para Prevenção e Controle de Doenças, Feng Zijian.

Zeng Guang, chefe de epidemiologia de um hospital chinês, disse que a transmissão humana só ocorre "por um período" e "pode se restringir ao âmbito familiar".

O epidemiologista baseia suas hipóteses em estudos e experiências com o vírus H5N1, que circula em alguns países da Ásia e Norte da África desde 2005 e cuja transmissão entre humanos é rara.

Se Guang estiver certo, a chance de que o vírus H7N9 gere uma pandemia serão muito menores.


Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Epidemias

Infecções

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.