17/07/2018

Vitamina A aciona sistema imunológico do pulmão contra tuberculose

Redação do Diário da Saúde

Suporte imunológico

A vitamina A garante um suporte imunológico pulmonar contra a tuberculose.

Esta é a primeira vez que se descreve um mecanismo por meio do qual a vitamina A pode ser usada como uma opção terapêutica contra esta doença.

A deficiência de vitamina A está associada a um aumento de 10 vezes no risco de desenvolver tuberculose e é comum em pacientes com a doença. Mas o mecanismo pelo qual a vitamina A protege os pulmões das pessoas contra a infecção ainda era desconhecido.

A tuberculose é principal doença infecciosa do mundo, e a tuberculose resistente a múltiplas drogas - que não responde aos antibióticos comuns - é uma grande ameaça à saúde global. A doença matou 1,7 milhão de pessoas em 2016 e é considerada a principal causa de morte relacionada à infecção em todo o mundo.

Diferentemente do caso dos antibióticos, a resistência à tuberculose não deve se desenvolver contra a vitamina A.

Vitamina A contra tuberculose

Uma equipe de pesquisadores do Trinity College de Dublin (Irlanda) descobriu agora como a vitamina A gera a imunidade pulmonar contra a tuberculose.

A vitamina A sustenta as funções de reciclagem e eliminação de resíduos do sistema imunológico humano, um processo chamado autofagia.

Os glóbulos brancos - chamados macrófagos - no pulmão humano mostraram-se mais eficazes no controle da bactéria da tuberculose quando tinham o suporte de um volume adequado de vitamina A. Isso, por sua vez, permite uma melhor depuração das bactérias causadoras da doença.

Conhecendo este mecanismo, a equipe pretende agora desenvolver um tratamento mais direcionado para o pulmão, aumentando a resposta imunológica do paciente.

"Nosso próximo passo será traduzir nossa pesquisa da bancada do laboratório para a beira do leito. Se isso funcionar, planejamos adicionar vitamina A às terapias medicamentosas existentes para melhorar o resultado para nossos pacientes," disse a Dra Sharee Basdeo, coordenadora do estudo, que foi publicado no American Journal of Respiratory Cell and Molecular Biology.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Vitaminas

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.