16/01/2023

Inteligência artificial acelera diagnóstico da falência da medula óssea

Com informações da Agência Fapesp
Inteligência artificial acelera diagnóstico da falência da medula óssea
O programa consegue predizer se a condição é hereditária ou adquirida, o que tem implicações no tratamento.
[Imagem: CTC-USP/divulgação]

Pancitopenia

Pesquisadores do Brasil (USP) e dos EUA desenvolveram um programa de inteligência artificial capaz de orientar o diagnóstico de síndromes de falência da medula óssea.

A condição médica envolvida é conhecida como pancitopenia, marcada por uma redução tanto dos glóbulos brancos e vermelhos do sangue, quanto das plaquetas, resultando em anemia, leucopenia (menor capacidade de combater infecções por deficiência de glóbulos brancos do sangue) e trombocitopenia (maior risco de hemorragias por deficiência de plaquetas).

Com base na análise de 25 variáveis clínicas e laboratoriais, o programa consegue predizer se a condição é hereditária ou adquirida, o que tem implicações principalmente no tratamento de casos graves.

Para desenvolver o programa, os pesquisadores se basearam em uma técnica chamada aprendizado de máquina, um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos a partir de registros de casos anteriores - é um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que programas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

A grande vantagem é que o diagnóstico pode ser muito mais rápido.

"A escolha de adiar o tratamento enquanto se aguarda o teste genético pode resultar em atraso significativo no tratamento de pacientes gravemente pancitopênicos. Por outro lado, o diagnóstico errado de insuficiência hereditária da medula óssea pode expor os pacientes a terapias ineficazes e caras, regimes de condicionamento de transplantes tóxicos e uso inapropriado de um membro da família afetado como doador de células-tronco," escrevem os autores em seu artigo.

Segundo os pesquisadores, a ferramenta pode ser útil para hematologistas e outros profissionais de saúde que atuam em centros com poucos recursos, auxiliando na tomada de decisão clínica.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Differential diagnosis of bone marrow failure syndromes guided by machine learning
Autores: Fernanda Gutierrez-Rodrigues, Eric Munger, Xiaoyang Ma, Emma M. Groarke, Youbao Tang, Bhavisha A. Patel, Luiz Fernando B. Catto, Diego V. Clé, Marena R. Niewisch, Raquel MA Paiva, Flavia Donaires, André Luiz Pinto, Gustavo Borges, Barbara A. Santana, Lisa J. McReynolds, Neelam Giri, Burak Altintas, Xing Fan, Ruba N. Shalhoub, Christopher Mark Siwy, Carrie Diamond, Diego Quinones Raffo, Kathleen Marie Craft, Sachiko Kajigaya, Ronald M. Summers, Paul P. Liu, Lea Cunningham, Dennis D. Hickstein, Cynthia E. Dunbar, Ricardo Pasquini, Michel Michels de Oliveira, Elvira D. R. P. Velloso, Blanche P Alter, Sharon A. Savage, Carmem M. S. Bonfim, Colin O. Wu, Rodrigo T. Calado, Neal S. Young
Publicação: Blood
DOI: 10.1182/blood.2022017518
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Diagnósticos

Softwares

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.