Mostrando notícias por ordem de data - mais recentes primeiro
Para viver, pratique vários esportes ou faça vários tipos de exercícios - mas não precisa ser tudo ao mesmo tempo. Leia mais.
Uma descoberta surpreendente está obrigando os cientistas a repensarem o funcionamento da memória, que parece usar só uma parte do cérebro. Leia mais.
Cientistas acreditam ter finalmente identificado o processo biológico que explica como a atividade física ajuda a manter os ossos fortes. Leia mais.
E a romã venceu outros fortes competidores: Os cientistas testaram a atividade antimicrobiana dos extratos de 11 alimentos ou resíduos alimentares. Leia mais.
A boa notícia é que dá para reorganizar os problemas de comunicação que surgem entre os diversos sistemas, minimizando os danos do infarto. Leia mais.
Cientistas descobriram uma forma de cicatrizar mais rapidamente as feridas crônicas, mesmo ante bactérias resistentes a antibióticos. Leia mais.
E os primeiros usos são voltados para o monitoramento da saúde, do sono à demência, com grande potencial de impacto prático. Leia mais.
É um novo nanomaterial que destrói as células cancerígenas, matando-as por meio do estresse oxidativo, enquanto preserva os tecidos saudáveis. Leia mais.
Individualmente eles são considerados seguros, mas misturá-los gera efeitos danosos que passam de pais para filhos. Leia mais.
A exposição à luz natural resulta em níveis de glicose no sangue mais estáveis, além de produzir uma melhora geral no perfil metabólico. Leia mais.
Argumentos morais que apelam ao cuidado e à justiça têm poder de persuasão sobre pessoas de qualquer parte do espectro político. Mas há um detalhe. Leia mais.
O purificador inédito usa nanogotículas de água, não emite ozônio e gasta menos energia que um carregador de celular. Leia mais.
Pessoas em episódios psicóticos podem estar literalmente "habitando metáforas para dar sentido a sentimentos avassaladores". Leia mais.
Em um salto tecnológico para a neurobiologia e a bioeletrônica, o neurochip usa apenas luz para enviar informações diretamente ao cérebro. Leia mais.
Uma análise científica das intervenções de bem-estar mostra que existem múltiplos caminhos para uma melhor saúde mental. Leia mais.
Apenas o tabagismo demonstrou uma influência maior sobre a longevidade - neste caso negativa - do que o sono suficiente. Leia mais.
A primeira revisão científica global sobre o consumo de bambu como alimento concluiu que o broto da planta possui propriedades medicinais surpreendentes. Leia mais.
Dormir em um local com temperatura mais baixa ajuda o coração a recuperar suas forças durante o sono. Leia mais.
A gordura bege, aquela dos bebês, mas que os adultos também podem ter, parece ser a chave biológica que protege contra a hipertensão. Leia mais.
Pesquisadores descobriram que o esteviosídeo, um composto da planta estévia, usada em adoçantes, pode ser o caminho para tratar a calvície. Leia mais.
A linguagem molda nossa percepção do tempo, um fenômeno chamado "Efeito Ano-Duração". Os marqueteiros sabem disso, e o utilizam a favor deles. Leia mais.
Os cientistas estão se dando conta de que o Brasil pode ser um dos locais mais importantes no mundo para o estudo da longevidade extrema. Leia mais.
Pesquisadores descobriram uma nova maneira promissora de fortalecer as reações do nosso sistema imunológico ao câncer. Leia mais.
É um açúcar natural, mas que ocorre apenas em quantidades muito pequenas. Agora cientistas descobriram como produzi-lo em maiores quantidades. Leia mais.
Cientistas derrubaram mais uma crença científica antiga na genética: A de que herdar duas variantes prejudiciais no mesmo gene sempre agrava a doença. Leia mais.
É um sensor na forma de uma pele artificial, que se regenera de modo autônomo aproveitando os mecanismos da pele natural da pessoa. Leia mais.
Um estudo histórico contesta décadas de consenso sobre como cuidar e educar jovens que se mostrem talentosos em suas áreas de interesse. Leia mais.
O desafio era criar um veículo minúsculo e eficiente o suficiente para percorrer os estreitos vasos do cérebro. Leia mais.
O que acontece é que as pessoas se envolvem menos e não têm as mesmas respostas emocionais positivas quando usam a tecnologia. Leia mais.
A proposta é mudar a compreensão e a gestão das interações complexas e frequentemente subestimadas entre tumores e o sistema nervoso. Leia mais.
Qual vacina contra gripe é melhor? Isso depende tanto da marca da vacina quanto da faixa etária do vacinado. Leia mais.
Na próxima vez que se sentir tentado a se manter neutro sobre um tema polêmico, pode ser melhor reconsiderar e dizer o que você realmente pensa. Leia mais.
É o primeiro pulmão em um chip desenvolvido usando células geneticamente idênticas de um mesmo paciente, permitindo monitorar sua doença. Leia mais.
Parece ser o preço da persuasão, já que mensagens clássicas e comuns sobre a vacinação parecem ter um efeito colateral indesejado e danoso. Leia mais.
Genes que se acreditava causarem degenerações retinianas hereditárias com 100% de certeza explicam a doença apenas em uma minoria dos casos. Leia mais.
Utensílios de cozinha vendidos como sendo de bambu podem liberar substâncias químicas potencialmente nocivas nos alimentos. Leia mais.
A morte pode sugerir que pertencemos a um todo maior, mas a inteligência artificial pode mascará-la, levando a caminhos nunca trilhados. Leia mais.
A descoberta mais promissora está em uma estratégia farmacológica que se mostrou capaz de "enganar" as células responsáveis por isto. Leia mais.
A natureza faz bem à saúde e parece que os humanos evoluíram para viver na natureza. Mas há exceções. Leia mais.
É como se alguém sabotasse os semáforos em uma cidade: O trânsito fica caótico. O mesmo se dá com os sinais elétricos dos neurônios. Leia mais.
E não é apenas trabalhar mais ou menos: Diferentes redes neurais são ativadas e desativadas ao longo do ciclo sono/vigília. Leia mais.
Para muitos pacientes, tomar estatinas significa dores musculares, fraqueza e, em casos mais raros, ruptura muscular grave. Leia mais.
Parece que o papel de estruturas internas na sinalização neuronal vinha sendo subestimado pelos cientistas até agora. Leia mais.
Muitos compostos vegetais presentes nos alimentos podem influenciar o funcionamento dos genes, ativando-os ou desativando-os, no que é conhecido como epigenética. Leia mais.