01/05/2019

Uso excessivo de remédios pode matar 10 milhões ao ano, diz ONU

Com informações da Agência Brasil

Bactérias resistentes

A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou um relatório que mostra que o uso excessivo de medicamentos e os consequentes casos de resistência microbiana podem causar a morte de até 10 milhões de pessoas todos os anos.

O prejuízo à economia global, segundo o documento, pode ser tão catastrófico quanto a crise financeira que assolou o mundo entre 2008 e 2009.

Atualmente, pelo menos 700 mil pessoas morrem todos os anos devido a doenças causadas por micróbios resistentes aos medicamentos - incluindo 230 mil por causa da chamada tuberculose multirresistente.

"Mais e mais doenças comuns, incluindo infecções do trato respiratório, infecções sexualmente transmissíveis e infecções do trato urinário estão se tornando intratáveis.

"O mundo já está sentindo as consequências econômicas e na saúde à medida em que medicamentos cruciais se tornam ineficazes. Sem o investimento dos países em todas as faixas de renda, as futuras gerações terão de enfrentar impactos desastrosos da resistência microbiana descontrolada," afirmou a entidade.

O relatório recomenda, entre outras medidas, priorizar planos de ação nacionais para ampliar os esforços de financiamento e capacitação; implementar sistemas regulatórios mais fortes e de apoio a programas de conscientização para o uso responsável de antimicrobianos e investir em pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias para combater a resistência microbiana.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Medicamentos

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.