22/05/2020

Como alcançar o sucesso? Depende - você é homem ou mulher?

Redação do Diário da Saúde
Como alcançar o sucesso? Depende - você é homem ou mulher?
Para alcançar realizações, crenças podem não ser suficientes.[Imagem: Manuel Dohmen/Wikimedia]

Crença no sucesso

Para atingir seus objetivos, você precisa de paixão, coragem e uma mentalidade positiva - ou, falando de outra maneira, você precisa acreditar que terá sucesso se for em frente.

Mas qual é a conexão entre esses fatores - paixão, coragem e pensar positivo - e qual deles é o mais importante?

Ocorre que as respostas a essas perguntas dependerão de quem você é.

Esta é a conclusão de um trio de psicólogos que investigou os vínculos entre essa combinação específica de fatores em relação ao atingimento das metas pessoais.

Estudos anteriores haviam mostrado que muitos fatores desempenham um papel na conquista do sucesso. Mas esta nova pesquisa revela que o que é mais importante pode variar entre os sexos.

"Nós descobrimos grandes diferenças entre os sexos em algumas áreas," ressalta o professor Hermundur Sigmundsson, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Para as mulheres, tudo está mais interconectado

Mulheres e homens têm aproximadamente o mesmo grau de coragem e mentalidade positiva. Os homens, no entanto, têm pontuações significativamente mais altas no fator paixão.

Para as mulheres, todos os fatores - paixão, coragem e mentalidade positiva - estão intimamente entrelaçados. Todos os três fatores estão fortemente correlacionados entre si.

Mas os pesquisadores não encontraram essa interconexão no mesmo grau entre os homens. Eles também não encontraram uma forte correlação entre atitude e mentalidade positiva. O que eles encontraram nos homens foi uma forte interação entre paixão e coragem.

"Os homens precisam queimar mais para que algo tenha sucesso. Eles precisam ser mais apaixonados pelo que empreendem," disse Sigmundsson.

Homens e paixão

O fato de a paixão ser tão importante para os homens que desejam obter bons resultados é um achado importante, dizem os pesquisadores, e que pode ser especialmente útil para as pessoas envolvidas na educação das futuras gerações.

Sigmundsson e seus colegas levantam a hipótese de que essa descoberta pode ser uma razão pela qual as meninas geralmente se saem melhor na escola.

Aparentemente, os meninos precisam estar mais entusiasmados com o assunto a respeito de um tópico para se sobressair.

"Talvez essa descoberta impacte a maneira como educamos e pode nos levar a concentrar-nos mais nos interesses, forças e recursos individuais dos alunos. Podemos precisar fazer isso se quisermos acender o fogo de mais meninos," disse ele.

Mentalidade positiva

Isso não significa que uma mentalidade positiva não desempenhe nenhum papel para os homens.

De fato, a mentalidade positiva é um fator subjacente importante para todos, e vários fatores entram em jogo independentemente do sexo.

"Mas mesmo que uma mentalidade positiva seja um bom ponto de partida, não basta. Você também precisa de treinamento, paixão, coragem e apoio de outras pessoas - como mentores, professores e treinadores," disse Sigmundsson.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.