05/03/2020

Dor nas costas? Escolha entre Ioga, Tai Chi ou Qigong

Redação do Diário da Saúde
Dor nas costas? Escolha entre ioga, tai chi ou Qigong
Outra técnica que tem-se mostrado eficaz contra as dores lombares é a acupressão.[Imagem: Uofmhealth/Divulgação]

Tratamentos para dores nas costas

Os pacientes geralmente são aconselhados a usar tratamentos não farmacológicos para controlar a dor lombar, como exercícios e intervenções mente-corpo.

Vários estudos têm apontado que essas terapias não-farmacológicas são as mais eficazes contra a dor crônica.

Para integrar esse campo de conhecimento e melhor orientar os pacientes, pesquisadores da Universidade Atlântica da Flórida (EUA) avaliaram as evidências dos efeitos de três intervenções mente-corpo baseadas em movimento especificamente na dor lombar crônica.

Eles examinaram a ioga, o Tai Chi, que combina exercícios físicos suaves e alongamentos com a atenção plena, e o Qigong, uma terapia tradicional chinesa de meditação focada na percepção e atenção do corpo durante movimentos lentos, relaxados e fluidos do corpo.

Ioga, Tai Chi e Qigong

Os pesquisadores compararam e contrastaram ioga, Tai Chi e Qigong, examinando (1) a frequência e a duração dessas intervenções; (2) os resultados primários e secundários; (3) as taxas de desgaste e possíveis eventos adversos; e (4) os resultados para os pacientes.

O comparativo confirmou que a maioria dos estudos científicos demonstra que as intervenções mente-corpo baseadas em movimento são eficazes para o tratamento da dor lombar, relatando resultados positivos, como redução da dor ou sofrimento psicológico, como depressão e ansiedade, redução da incapacidade relacionada à dor, e capacidade funcional aprimorada.

Entre os principais resultados, os pesquisadores descobriram que práticas de ioga de maior duração ("altas doses") mostraram as maiores taxas de redução na dor nas costas, enquanto o Tai Chi foi mais eficaz contra a dor lombar aguda nos homens em idades mais jovens. O Tai Chi também foi mais eficaz do que o alongamento para dores lombares em homens jovens.

Na comunidade em geral - sem separação por idade -, o Tai Chi mostrou as maiores reduções na intensidade da dor, incomodidade dos sintomas da dor e incapacidade relacionada à dor do que na intervenção de controle.

Como existem apenas três estudos de Qigong publicados até o momento, não ficou claro para os pesquisadores se essa intervenção é útil no tratamento da dor lombar crônica.

"Ioga, Tai Chi e Qigong podem ser usados como alternativas eficazes aos tratamentos com analgésicos, cirurgia ou tratamentos baseados em injeção, como bloqueios nervosos, que estão associados a alta incidência de efeitos adversos no tratamento da dor lombar," disse o professor Juyoung Park. "Precisamos de mais ensaios clínicos e evidências empíricas para que os médicos possam prescrever esses tipos de intervenções com mais confiança para gerenciar a dor lombar em seus pacientes".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.