01/10/2019

Acupressão alivia dores lombares sem efeitos colaterais

Redação do Diário da Saúde
Acupressão alivia dores lombares sem efeitos colaterais
A dor lombar é difícil de controlar e as pessoas com essa condição tendem a apresentar sintomas adicionais, como fadiga, distúrbios do sono e depressão.
[Imagem: Uofmhealth/Divulgação]

Acupressão contra dor lombar

A acupressão, ou acupressura, uma técnica tradicional da medicina chinesa, pode melhorar os sintomas de dor crônica na região lombar, uma condição de larga incidência e sem tratamento farmacológico específico.

"A acupressão é semelhante à acupuntura, mas, em vez de agulhas, a pressão é aplicada com um dedo, polegar ou dispositivo em pontos específicos do corpo," explica a Dra Susan Murphy, da Universidade de Michigan (EUA).

Embora a acupressão tenha sido previamente estudada - e considerada benéfica - em pessoas com dor relacionada ao câncer ou osteoartrite, existem poucos estudos examinando a acupressão em pessoas com dor nas costas.

A equipe da professora Murphy dividiu aleatoriamente 67 participantes com dor lombar crônica em três grupos: acupressão relaxante, acupressão estimulante ou cuidados usuais.

"A acupressão relaxante é considerada eficaz na redução da insônia, enquanto a acupressão estimulante é considerada eficaz na redução da fadiga.

"Comparado ao grupo de cuidados usuais, descobrimos que as pessoas que realizaram acupressão estimulante experimentaram melhora da dor e fadiga, e aquelas que realizaram acupressão relaxante sentiram que sua dor havia melhorado após seis semanas. Não encontramos diferenças entre os grupos em termos de qualidade ou incapacidade do sono após as seis semanas," contou Murphy.

Dor lombar

A pesquisadora observa que a dor crônica na região lombar é difícil de controlar e as pessoas com essa condição tendem a apresentar sintomas adicionais, como fadiga, distúrbios do sono e depressão.

"A maioria dos tratamentos oferecidos são medicamentos, que têm efeitos colaterais e, em alguns casos, podem aumentar o risco de abuso e dependência," acrescentou Murphy. "Embora sejam necessários estudos maiores, a acupuntura pode ser uma estratégia útil para o controle da dor, pois é de baixo risco, baixo custo e fácil de administrar."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Self-Administered Acupressure for Chronic Low Back Pain: A Randomized Controlled Pilot Trial
Autores: Susan Lynn Murphy, Richard Edmund Harris, Nahid Roonizi Keshavarzi, Suzanna Maria Zick
Publicação: Pain Medicine
Vol.: pnz138
DOI: 10.1093/pm/pnz138
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Dores Crônicas

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.