22/08/2008

Terapia da Esperança cura a depressão, comprova pesquisa

Jeff Grabmeier

Esperança, em vez de medicamentos

Uma crescente área de pesquisas sugere que há uma forma poderosa para tratar os sintomas da depressão que não envolve tomar medicamentos.

Qual é o nome dessa arma tão poderosa? Esperança.

"Nós estamos descobrindo que a esperança está associada de forma consistente com o surgimento de menos sintomas da depressão. E a boa notícia é que a esperança é uma coisa que pode ser ensinada e pode ser desenvolvida em muitas pessoas que necessitam dela," diz Jennifer Cheavens, professora de psicologia na Ohio State University, Estados Unidos.

Medindo a esperança

Cheavens mediu a esperança em pessoas utilizando um questionário de 12 perguntas desenvolvido por seu orientador, o recentemente falecido professor C.R. Snyder, da Universidade do Kansas.

Nesta medição, a esperança tem dois componentes: um mapa ou rota para obter o que você quer, e a motivação e a força para seguir esse caminho.

O que é esperança?

"Se você sente que sabe como obter o que você quer da vida, e você tem a vontade para fazer isso acontecer, então você tem esperança," diz Cheavens.

A esperança é diferente do otimismo, que é uma expectativa generalizada de que coisas boas irão acontecer, diz ela. A esperança envolve ter objetivos, juntamente com a vontade e com planos para alcançá-los.

O potencial da esperança como forma para tratar a depressão é evidente em um recente estudo com pacientes e profissionais de saúde que Cheavens concluiu.

Terapia da esperança

No estudo, publicado no jornal Social Indicators Research, Cheavens e suas colegas testaram um tratamento com a terapia da esperança em uma amostra de 32 pessoas recrutadas por anúncios e panfletos.

Os anúncios convidavam pessoas que quisessem participar de reuniões em grupo semanais com o objetivo de aumentar suas capacidades para alcançar objetivos.

Os pesquisadores selecionaram participantes que não eram diagnosticados com doenças mentais ou depressão, mas que se sentiam insatisfeitos com a situação em que se encontravam na vida.

"A terapia da esperança procura se fundamentar nas forças que as pessoas têm, ou ensiná-las como desenvolver essas forças. Nós focalizamos não no que estava errado, mas na forma de ajudar as pessoas a dar vida ao seu potencial," explica ela.

A esperança pode ser desenvolvida

A boa notícia é que a esperança é algo que as pessoas podem aprender, diz ela.

Os resultados mostram que as pessoas que participaram da terapia da esperança tiveram redução nos sintomas da depressão em comparação com o grupo de controle, que não participou das seções.

"Nós estamos descobrindo que as pessoas podem aprender a ter mais esperança, e isso ira ajudá-las de muitas formas," diz Cheavens.

"O que eu acredito que seja entusiasmante sobre a terapia da esperança é a forma que nós estamos aprendendo com pessoas que estão se dando muito bem. Nós temos verificado o que as pessoas com esperança fazem de correto, e pegando essas lições e desenvolvendo terapias e intervenções para as pessoas que não estão se dando tão bem," diz Cheavens.

"E a grande notícia é que isto parece funcionar - nós podemos ensinar às pessoas como ter mais esperança," conclui ela.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.