21/08/2009

Técnica de meditação da ioga amplia habilidades visoespaciais

Barbara Isanski
Técnica de meditação da ioga amplia habilidades visoespaciais
Os praticantes do estilo Ioga da Deidade de meditação demonstraram uma melhoria dramática tanto na tarefa de rotação mental quanto na tarefa de memória visual. [Imagem: Tevaprapas Makklay]

Capacidades visoespaciais

A meditação tem sido praticada há séculos como uma forma de acalmar a alma e trazer paz interior. Segundo uma pesquisa, publicada na revista Psychological Science, agora há evidências concretas de que um método específico de meditação pode temporariamente ampliar nossas capacidades visoespaciais - por exemplo, a capacidade para reter uma imagem na memória visual por mais tempo.

Ou seja, a meditação permite aos seus praticantes um estado ampliado de consciência visual-espacial que dura por um período limitado de tempo.

Memória visual

Normalmente, quando nós vemos algo, a imagem é mantida em nossa memória visual de curto prazo apenas por um breve lapso de tempo - as imagens começam a esmaecer em uma questão de segundos.

Entretanto, tem havido relatos de monges budistas que possuem habilidades excepcionais de retenção de imagens, sendo capazes de manter imagens complexas na sua memória visual de curto prazo por vários minutos e até por horas.

Liderados pela psicóloga Maria Kozhevnikov, da Universidade George Mason (EUA), uma equipe de pesquisadores começou então a investigar os efeitos de diferentes estilos de meditação budista sobre as habilidades visoespaciais.

Ioga da Deidade e Presença Aberta

Os pesquisadores centraram seus esforços em dois estilos de meditação: a Ioga da Deidade e a Presença Aberta.

Durante a meditação Ioga da Deidade, o praticante foca intencionalmente na imagem de uma deidade de sua devoção. Isto exige construir uma imagem incrivelmente detalhada e tridimensional da deidade, além de focar nas emoções e no ambiente desse deus.

Por outro lado, os praticantes da Presença Aberta acreditam que a consciência pura não pode ser atingida focando-se em uma imagem específica e, assim, tentam distribuir sua atenção enquanto meditam, sem enfatizar ou analisar qualquer experiência, imagem ou pensamento que possa surgir.

O experimento

Na pesquisa, praticantes experientes de Ioga da Deidade e Presença Aberta, juntamente com voluntários que não praticavam meditação, participaram de dois tipos de tarefas visoespaciais. As tarefas testavam suas habilidades de rotação - isto é, ser capaz de girar mentalmente uma estrutura 3-D - e sua memória visual - isto, ser capaz de, ao ver uma imagem, retê-la na memória e ser capaz de identificá-la entre várias outras imagens relacionadas.

Todos os participantes completaram a tarefa em uma primeira rodada. A seguir, os praticantes de meditação fizeram sua meditação de preferência por 20 minutos, enquanto os outros ficaram descansando ou fazendo atividade não-meditativas. Então todos completaram uma segunda rodada da mesma tarefa.

Os resultados

Os resultados mostraram que todos os participantes tiveram um desempenho semelhante na primeira rodada de testes, sugerindo que a meditação não resulta em uma melhoria das habilidades visoespaciais em geral, que dure por muito tempo.

Entretanto, depois do período de meditação, os praticantes do estilo Ioga da Deidade de meditação demonstraram uma melhoria dramática tanto na tarefa de rotação mental quanto na tarefa de memória visual, em comparação com os praticantes da meditação Presença Aberta e com os participantes de controle.

Tratamentos de perda de memória

Os resultados indicam que a meditação Ioga da Deidade permite que seus praticantes acessem níveis maiores de recursos na memória visoespacial, em comparação com os que não meditam nessa técnica ou não meditam de forma geral.

Os autores afirmam que a descoberta "tem muitas implicações para as terapias e os tratamentos de perda de memória e para o treinamento mental." Eles concluem pela necessidade de futuros estudos que possam descobrir se a melhoria das habilidades é específica da meditação Ioga da Deidade ou se surge com outras técnicas de meditação.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.