10/02/2020

Você dança de um jeito único, e os computadores podem reconhecê-lo

Redação do Diário da Saúde
Você dança de um jeito único, e os computadores podem reconhecê-lo
Até o nosso cérebro funciona com música - e os cientistas já conseguiram identificar 13 emoções básicas evocadas pela música.[Imagem: National Institute on Aging/National Institutes of Health]

Seu jeito único de dançar

Quase todas as pessoas respondem à música com movimentos do corpo, sejam toques sutis com os dedos dos pés, seja com um balanço total.

O que não se sabia é que o nosso estilo de dançar é quase sempre o mesmo, independentemente do tipo de música que estamos tentando acompanhar.

Tanto é assim que um programa de computador conseguiu identificar um dançarino com uma precisão impressionante.

Emily Carlson e seus colegas da Universidade de Jyvaskyla (Finlândia) justificam sua pesquisa argumentando que estudar como as pessoas se mexem ao ouvir música é uma ferramenta poderosa para entender como e por que a música nos afeta da maneira que ela afeta.

Impressão digital dançante

Os pesquisadores analisaram os movimentos dos participantes usando o aprendizado de máquina para tentar descobrir se o movimento dos dançarinos poderia indicar o gênero musical que eles estavam acompanhando. Infelizmente, o algoritmo de inteligência artificial conseguiu identificar o gênero musical correto em menos de 30% das vezes.

Mas a equipe se disse chocada ao descobrir que o computador podia identificar corretamente (94% das vezes) qual dos 73 voluntários estava dançando. Se for deixado ao acaso (isto é, se o computador simplesmente adivinhar sem nenhuma informação), a precisão esperada seria menor que 2%.

"Parece que os movimentos de dança de uma pessoa são uma espécie de impressão digital. Cada pessoa tem uma assinatura de movimento única que permanece a mesma, independentemente do tipo de música que estiver tocando," disse o Dr. Pasi Saari.

Sem vigilância

Isso significa que em breve os programas de reconhecimento facial serão acompanhados de um software de reconhecimento de dança?

"Estamos menos interessados em aplicações como vigilância do que no que esses resultados nos dizem sobre a musicalidade humana," explica Emily Carlson. "Temos muitas perguntas novas a fazer, tais como se nossas assinaturas de movimento permanecem as mesmas durante toda a nossa vida, se podemos detectar diferenças entre culturas com base nessas assinaturas de movimento e quão bem os humanos são capazes de reconhecer indivíduos pelos seus movimentos de dança, em comparação com os computadores. A maioria das pesquisas levanta mais perguntas do que respostas, e este estudo não é uma exceção."

Nos últimos anos, a equipe finlandesa tem usado a tecnologia de captura de movimento - a mesma usada para criar personagens virtuais em filmes - para mostrar que seus movimentos de dança dizem muito sobre você, incluindo o quão extrovertido ou neurótico você é, qual é o seu humor num determinado momento e até o quanto sente empatia por outras pessoas.

Foram eles que descobriram também que ouvir música faz o cérebro inteiro se iluminar.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.