10/01/2020

Música evoca 13 emoções básicas

Redação do Diário da Saúde
Música evoca 13 emoções básicas
O mapeamento das emoções produzidas pelos diferentes gêneros musicais gerou uma ferramenta que permite que a pessoa escolha não a música, mas a emoção que deseja sentir.
[Imagem: Alan Cowen]

Emoções geradas pela música

Cientistas da Universidade de Berkeley (EUA) entrevistaram mais de 2.500 pessoas nos Estados Unidos e na China sobre suas respostas emocionais a variados gêneros musicais, incluindo rock, folk, jazz, clássico, banda marcial, experimental e heavy metal.

Eles descobriram que, independentemente do sexo da pessoa e de sua cultura, as amostras de áudio acionaram 13 emoções principais.

A experiência subjetiva da música através de culturas tão diferentes pôde ser mapeada em: Deleite, alegria, erotismo, beleza, relaxamento, tristeza, visão sonhadora, triunfo, ansiedade, medo, irritação, desafio e sentir-se energizado.

"Imagine organizar uma biblioteca de música massivamente eclética por emoção e capturar a combinação de sentimentos associados a cada faixa. Isso é essencialmente o que nosso estudo fez," disse o pesquisador Alan Cowen.

"Nós documentamos rigorosamente a maior variedade de emoções que são universalmente sentidas por meio da linguagem da música," completou seu colega Dacher Keltner.

Selecionando a emoção que deseja sentir

Os dados coletados juntos aos voluntários foram traduzidos em um mapa de áudio interativo, no qual é possível mover o cursor para ouvir milhares de trechos de música e descobrir, entre outras coisas, se suas reações emocionais correspondem à forma como as pessoas das duas diferentes culturas pesquisadas responderam à música.

Ou, visto de outra forma, o mapa das emoções produzidas pelos diferentes gêneros musicais permite que a pessoa escolha não a música, mas a emoção que deseja sentir.

Segundo os psicólogos, as potenciais aplicações para os resultados da pesquisa e sua ferramenta de software vão desde fundamentar terapias psicológicas e psiquiátricas projetadas para evocar certos sentimentos, até ajudar serviços de streaming de música a ajustar seus algoritmos para satisfazer os desejos de áudio de seus clientes ou gerar ferramentas para melhorar o humor.

"A música é uma linguagem universal, mas nem sempre prestamos atenção suficiente ao que ela está dizendo e como está sendo entendida," disse Cowen. "Queríamos dar um primeiro passo importante para resolver o mistério de como a música pode evocar tantas emoções sutis."

Checagem com artigo científico:

Artigo: What music makes us feel: At least 13 dimensions organize subjective experiences associated with music across different cultures
Autores: Alan S. Cowen, Xia Fang, Disa Sauter, Dacher Keltner
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
DOI: 10.1073/pnas.1910704117
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Diversão

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.