15/02/2019

Emoções positivas induzidas pela música dependem de lembranças

Redação do Diário da Saúde
Música produz emoções positivas valendo-se de lembranças
A música lhe faz mergulhar em outros mundos? Pois saiba que basta uma música de fundo feliz para melhorar a criatividade.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Emoções e lembranças

Todos já tivemos a experiência de ficar emocionalmente comovidos depois de ouvir uma música que nos traz fortes memórias pessoais, ou de ver uma imagem que captura memórias particularmente importantes da nossa vida.

Johanna Maksimainen, da Universidade de Jyvaskyla (Finlândia), queria saber como isso funciona e se as emoções emergem pela música ou pela sensação visual, ou se as memórias é que influenciam nossas respostas emocionais.

Para isso ela projetou experimentos nos quais os voluntários traziam músicas e imagens que lhes dessem prazer com base em suas próprias memórias pessoais. Cada um trazia também outras músicas e imagens de que gostavam, mas cujo prazer não estava relacionado a lembranças de eventos passados, mas apenas à forma como a música soa ou à própria sensação visual da imagem.

Além disso, os voluntários trouxeram exemplos musicais e imagens adicionais para o experimento que evocavam emoções desagradáveis, novamente baseadas em memórias ou nas qualidades reais da música ou das imagens.

Para obter indicadores das emoções, os participantes forneceram avaliações das emoções que sentiram durante a audição ou a visualização de cada um dos exemplos trazidos. A atividade elétrica (EEG) relacionada ao processamento neural das emoções também foi registrada.

Terapias de música e imagens

Os resultados mostraram um padrão global semelhante de resultados das músicas e das imagens, e as memórias de fato emergiram como a maior contribuição a fortes reações emocionais - tanto emoções positivas quanto negativas.

Os resultados foram particularmente fortes para as emoções sociais e positivas, como ternura e alegria, mas o reforço das experiências emocionais pelas lembranças pessoais também ficou evidente no caso de emoções tristes tanto na música quanto nas imagens.

A música tipicamente não induziu emoções fortes e tristes, enquanto as imagens foram capazes de desencadear tais experiências emocionais negativas.

Os resultados fornecem insights interessantes sobre como reações emocionais positivas podem ser desencadeadas pela música e por imagens, com claras aplicações terapêuticas, dizem Johanna e seus colegas.

Por exemplo, esses processos podem levar a intervenções capazes de aproveitar o efeito do humor positivo através de memórias em distúrbios emocionais ou em demências.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Felicidade

Diversão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.