Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

09/07/2012

Agrotóxico metamidofós é banido no Brasil

Redação do Diário da Saúde

Inexplicável

O agrotóxico metamidofós está agora definitivamente banido do mercado brasileiro.

Devido aos problemas para a saúde relacionados ao uso do produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, em janeiro de 2011, a retirada do agrotóxico do mercado nacional.

Depois de permitir que as empresas vendessem todos os seus estoques, e os agricultores prosseguissem usando o produto, mesmo ciente dos problemas, a Anvisa agora proibiu definitivamente a aplicação do produto.

Riscos do metamidofós

Estudos toxicológicos apontam que o metamidofós é responsável por prejuízos ao desenvolvimento embriofetal.

Além disso, o produto apresenta características neurotóxicas, imunotóxicas e causa toxicidade sobre os sistemas endócrino e reprodutor.

Em dezembro de ano passado, sinais de pelo menos sete agrotóxicos foram encontrados em alimentos o Brasil, entre os quais o metamidofós. O Ibama considera que a maioria dos agrotóxicos comercializados no Brasil é classificada como perigosos ou muito perigosos para o meio ambiente.

No Brasil, o inseticida era utilizado para o controle de pragas nas culturas de algodão, amendoim, batata, feijão, soja, tomate para uso industrial, e trigo.

O metamidofós teve o uso banido, entre outros, na União Europeia, como China, Paquistão, Indonésia e Japão.

Recolhimento dos estoques

O banimento do agrotóxico metamidofós foi anunciado pela Anvisa em janeiro de 2011, mas a agência permitiu sua comercialização até o último mês de junho. Na ocasião, a comercialização do produto ficou permitida até 31 de dezembro de 2011, e a utilização até 30 de junho de 2012.

Agora as empresas fabricantes do agrotóxico deverão recolher os estoques remanescentes em distribuidores e em poder dos agricultores, no prazo máximo de 30 dias, a partir do vencimento dos respectivos prazos.

Além disso, essas empresas deverão controlar a quantidade de todos os estabelecimentos comerciais e de produtores que adquirirem metamidofós, apresentando semestralmente este controle à Anvisa.


Ver mais notícias sobre os temas:

Contaminação

Conservação de Alimentos

Intoxicação

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?