26/08/2022

Atividade física regular diminui risco de infecção e gravidade da covid-19

Redação do Diário da Saúde
Atividade física regular diminui risco de infecção e gravidade da covid-19
Você pode até ficar em casa, mas não fique parado.
[Imagem: Pixabay]

Exercícios contra covid

A atividade física regular está associada a um menor risco de infecção por covid-19 ou a uma menor gravidade da doença, incluindo internação hospitalar e morte.

Uma contagem semanal de 150 minutos de exercício de intensidade moderada, ou 75 minutos de intensidade vigorosa, parecem oferecer a melhor proteção, afirmam Yasmin Ezzatvar e colegas da Universidade de Navarra (Espanha).

A associação entre a atividade física regular e a gravidade da covid-19 ainda é pouco compreendida, mas provavelmente envolve fatores metabólicos e ambientais.

A equipe pesquisou três grandes bancos de dados com estudos relevantes publicados entre novembro de 2019 e março de 2022 e, de um levantamento inicial de 291, selecionaram os resultados de 16 estudos, considerados de alta qualidade.

Os estudos incluíram um total de 1.853.610 adultos, dos quais pouco mais da metade (54%) eram mulheres. A idade média dos participantes foi de 53 anos.

A maioria dos estudos foi observacional e foi realizada na Coreia do Sul, Inglaterra, Irã, Canadá, Reino Unido, Espanha, Brasil, Palestina, África do Sul e Suécia.

Equivalentes metabólicos de tarefa

A análise dos dados agrupados mostrou que as pessoas que incluíam atividade física regular em sua rotina semanal tiveram um risco 11% menor de infecção pelo SARS-CoV-2, o vírus responsável pela covid-19.

Para os que contraíram o vírus, houve um risco 36% menor de internação hospitalar, um risco 44% menor de a doença progredir para o estado grave e um risco 43% menor de morte por covid-19 - sempre em comparação com os pares fisicamente inativos.

O efeito protetor máximo ocorreu com cerca de 500 minutos equivalentes metabólicos de tarefa (EMT) por semana, após os quais não houve mais melhorias.

Os EMTs expressam a quantidade de energia (calorias) gasta por minuto de atividade física, e 500 deles equivalem a 150 minutos de intensidade moderada, ou 75 minutos de intensidade vigorosa, de atividade física.

"Nossos resultados destacam os efeitos protetores do envolvimento em atividade física suficiente como estratégia de saúde pública, com benefícios potenciais para reduzir o risco de covid-19 grave. Dada a heterogeneidade e o risco de viés de publicação, estudos adicionais com metodologia padronizada e relatórios de resultados são agora necessários," concluíram os pesquisadores.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Physical activity and risk of infection, severity and mortality of covid-19: a systematic review and nonlinear dose–response meta-analysis of data
Autores: Yasmin Ezzatvar, Robinson Ramírez-Vélez, Mikel Izquierdo, Antonio Garcia-Hermoso
Publicação: British Journal of Sports Medicine
DOI: 10.1136/bjsports-2022-105733
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Atividades Físicas

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.