04/06/2020

Fique em casa, mas não fique parado, alertam pesquisadores

Com informações da Agência Fapesp
Fique em casa, mas não fique parado, alertam pesquisadores
É grande o impacto de curtos períodos de inatividade física sobre o sistema cardiovascular, o que recomenda a prática de exercícios no ambiente domiciliar durante a quarentena.
[Imagem: Pixabay]

Exercícios na quarentena

Entre os efeitos colaterais das medidas de isolamento social adotadas para conter a covid-19 está o aumento do sedentarismo, que pode contribuir para a deterioração da saúde cardiovascular mesmo em curtos períodos de tempo. Idosos e portadores de doenças crônicas tendem a ser os mais afetados.

Assim, o apelo feito por governantes e profissionais da saúde para que as pessoas "fiquem em casa" é válido na atual conjuntura, sem dúvida. Mas deve vir acrescido de uma segunda recomendação: "não fiquem parados".

"Uma pessoa precisa fazer ao menos 150 minutos de atividade física moderada a intensa por semana para ser considerada ativa, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde [OMS] e das sociedades médicas. O uso de academias e centros esportivos ficará limitado nos próximos meses, mesmo após o fim da quarentena. A atividade física realizada no ambiente domiciliar surge como uma alternativa interessante," esclarece o pesquisador Tiago Peçanha, da Faculdade de Medicina da USP.

Em um dos experimentos de intervenção avaliados pela equipe, por exemplo, voluntários foram induzidos a reduzir de 10 mil para menos de 5 mil o número de passos diários durante uma semana. Isso gerou uma redução no diâmetro da artéria braquial (principal vaso do braço), perda da elasticidade dos vasos sanguíneos e danos ao endotélio (camada de células epiteliais que recobre o interior das veias e artérias).

Há ainda experimentos em que os voluntários foram mantidos sentados continuamente durante períodos que variavam entre três e seis horas. O tempo de inatividade foi suficiente para promover alterações vasculares, aumento nos marcadores de inflamação e no índice glicêmico pós-alimentação.

"Essas primeiras alterações observadas nos estudos são funcionais, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos dos voluntários saudáveis passaram a funcionar de forma diferente em resposta à inatividade física. Caso a situação se prolongue, porém, a tendência é que se transformem em alterações estruturais, mais difíceis de reverter," explica o pesquisador.

Se indivíduos saudáveis podem correr atrás do prejuízo - literalmente -, o impacto do sedentarismo prolongado tende a ser nefasto para pessoas com doenças cardiovasculares e outras condições crônicas de saúde, como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer. Para estes casos, o pesquisador recomenda supervisão por profissionais de saúde, ainda que a distância, por meio de câmeras, aplicativos de celular e outros dispositivos eletrônicos.

Dados de relógios inteligentes

Dados divulgados nos últimos meses por empresas que comercializam relógios inteligentes e aplicativos para monitoramento de atividade física indicam queda no número de passos diários de seus usuários desde o início do confinamento.

"A norte-americana Fitbit, por exemplo, apresentou em seu blog, em 22 de março, dados de 30 milhões de usuários que mostraram uma redução entre 7% e 33% no número de passos dados por dia. No Brasil, há um levantamento feito pelo pesquisador Raphael Ritti Dias pela internet com mais de 2 mil voluntários. Mais de 60% afirmam ter reduzido seu nível de atividade física após o início da quarentena," conta Peçanha. "Essas ainda são evidências preliminares, mas há estudos em andamento que visam medir o efeito para a saúde da inatividade física durante a quarentena."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Social isolation during the COVID-19 pandemic can increase physical inactivity and the global burden of cardiovascular disease
Autores: Tiago Peçanha, Karla Fabiana Goessler, Hamilton Roschel, Bruno Gualano
Publicação: American Journal of Physiology
DOI: 10.1152/ajpheart.00268.2020

Artigo: Risk of Increased Physical Inactivity During COVID -19 Outbreak in Older People: A Call for Actions
Autores: Hamilton Roschel, Guilherme G. Artioli, Bruno Gualano
Publicação: Journal of the American Geriatrics Society
DOI: 10.1111/jgs.16550
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Coração

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.