22/11/2022

Criatividade não é exclusividade dos mais jovens

Redação do Diário da Saúde

Inteligências diferentes por idade

Você acredita que criatividade é uma exclusividade das pessoas mais jovens?

Não é. Embora as características das invenções difiram de acordo com a idade do inventor, os inventores continuam a ser produtivos até a terceira idade.

Foi o que comprovou o exame de mais de 3 milhões de patentes registradas nos Estados Unidos de 1976 a 2017, que pesquisadores analisaram focando a idade dos depositantes das patentes - e quem registra uma patente é tipicamente uma pessoa criativa, que conseguiu desenvolver algo que ninguém havia pensado antes ou melhorar algo que todos já usam.

"Ao examinar a idade de mais de um milhão de inventores que registraram patentes, pudemos examinar como essa atividade criativa muda com a idade em um importante cenário do mundo real," disse o professor Adam Jaffe, da Universidade Brandeis (EUA).

A pesquisa revelou que os inventores mais velhos são mais propensos a se fundamentar em seu conhecimento e experiência e construir novas aplicações a partir de invenções passadas - o que os psicólogos chamam de inteligência cristalizada - para desenvolver uma patente.

Os inventores mais jovens, por sua vez, são mais propensos a apresentar patentes voltadas para o futuro, e se fundamentam no raciocínio abstrato e em novas soluções de problemas - todos traços da chamada inteligência fluida.

Criatividade não é exclusividade dos mais jovens
A criatividade aparece em todas as idades.
[Imagem: Mary Kaltenberg et al. - 10.1016/j.respol.2022.104629]

Patentes e criatividade por idade

Os depositantes de patentes são mais produtivos na meia-idade, mas alguns inventores continuam sendo produtivos até além dos 60 anos.

Não é incomum que os inventores depositem patentes pela primeira vez mais tarde na vida - 22% dos depositantes de primeira viagem tinham mais de 50 anos.

A equipe também examinou as patentes registradas por equipes. Esta análise revelou que as equipes com uma maior diversidade de idades têm taxas ligeiramente mais altas de serem citadas como referência por outras patentes, mas será necessária uma análise mais aprofundada para esclarecer como as equipes compostas por idades variadas trabalham juntas e por que isso resulta em maior produtividade.

"As descobertas sugerem que não devemos presumir que a criatividade e a inventividade só são possíveis no início da idade adulta ou no início da meia-idade," disse a professora Margie Lachman, coordenadora do estudo. "Embora o pico de patentes concedidas seja para aqueles na meia-idade, há inventores que estão patenteando bem mais tarde na vida."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Invention and the life course: Age differences in patenting?
Autores: Mary Kaltenberg, Adam B. Jaffe, Margie E.Lachman
Publicação: Research Policy
Vol.: 52, Issue 1, 104629
DOI: 10.1016/j.respol.2022.104629
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Educação

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.