21/03/2023

Dieta mediterrânea reduz risco de demência em quase um quarto

Redação do Diário da Saúde
Dieta mediterrânea reduz risco de demência em quase um quarto
Qual é a melhor dieta para maior longevidade? A dieta cetogênica ou a mediterrânea?
[Imagem: SK/Pixabay]

Dieta mediterrânea contra demência

Seguir uma dieta tradicional do tipo mediterrâneo - rica em alimentos como frutos do mar, frutas e nozes - pode ajudar a reduzir o risco de demência em quase um quarto.

Indivíduos que adotavam uma dieta mediterrânea apresentaram até 23% menos risco de demência do que aqueles que adotavam outras composições alimentares.

Esta pesquisa é um dos maiores estudos desse tipo, já que os estudos anteriores geralmente se limitaram a amostras pequenas e a um baixo número de casos de demência - agora foram acompanhados 60.298 indivíduos de todo o Reino Unido que concluíram uma avaliação dietética completa.

Oliver Shannon e seus colegas da Universidade de Newcastle avaliaram os voluntários com base no quanto sua dieta correspondia às principais características de uma dieta mediterrânea clássica. Os participantes foram acompanhados por quase uma década, durante a qual houve 882 casos de demência.

Os pesquisadores também consideraram o risco genético de cada indivíduo para demência, estimando o que é conhecido como risco poligênico - uma medida de todos os diferentes genes conhecidos relacionados ao risco de demência.

Mais pesquisas

Não houve interação significativa entre o risco poligênico de demência e as associações entre a adesão à dieta mediterrânea, o que a equipe afirma ser um indicador de que, mesmo para aqueles com maior risco genético, uma dieta melhor pode reduzir a probabilidade de desenvolver doenças como o Alzheimer.

Mas os resultados não foram consistentes em todas as análises, o que levou a equipe a propôr pesquisas adicionais, que serão necessárias para avaliar a interação entre dieta e genética no risco de demência.

"A boa notícia deste estudo é que, mesmo para aqueles com maior risco genético, uma dieta melhor reduz a probabilidade de desenvolver demência. Embora sejam necessárias mais pesquisas nesta área, isso fortalece a mensagem de saúde pública de que todos podemos ajudar a reduzir nosso risco de demência comendo uma dieta mais mediterrânea," disse o professor John Mathers.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Mediterranean diet adherence is associated with lower dementia risk, independent of genetic predisposition: findings from the UK Biobank prospective cohort study.
Autores: Oliver M. Shannon, Janice M. Ranson, Sarah Gregory, Helen Macpherson, Catherine Milte, Marleen Lentjes, Angela Mulligan, Claire McEvoy, Alex Griffiths, Jamie Matu, Tom R. Hill, Ashley Adamson, Mario Siervo, Anne Marie Minihane, Graciela Muniz-Tererra, Craig Ritchie, John C. Mathers, David J. Llewellyn, Emma Stevenson
Publicação: BMC Medicine
Vol.: https://bmcmedicine.biomedcentral.com/
DOI: 10.1186/s12916-023-02772-3
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.